Reportagem do UOL é finalista do Prêmio Vladimir Herzog
A reportagem especial "A mão invisível da milícia", publicada pelo UOL em janeiro deste ano, é uma das finalistas do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a mais tradicional premiação jornalística brasileira. O trabalho é um dos dez indicados pelo júri na categoria Produção Jornalística em Multimídia.
A reportagem de Igor Mello e Lola Ferreira fez um raio-X inédito sobre os confrontos armados entre as forças policiais e as facções criminosas do Rio. Os repórteres mapearam e analisaram 2.959 tiroteios ocorridos entre julho de 2016 e setembro de 2019, determinando quais grupos criminosos dominavam cada área. Apesar de milícias controlarem cerca de 40% do território da cidade do Rio de Janeiro, foram alvo de menos de 3% dos tiroteios com a polícia.
O trabalho mostra ainda, com base em documentos e depoimentos de fontes, que em diversos episódios a ação da polícia foi decisiva para que milicianos expandissem seus domínios, tomando áreas antes controladas por facções de traficantes.
A repórter do UOL Amanda Rossi também foi indicada ao Prêmio Vladimir Herzog desse ano na categoria Produção Jornalística em Texto, com a reportagem "Fragmentos de vida e morte", publicada pela Revista Piauí. O trabalho mostra a busca de sobreviventes por entes desaparecidos no rompimento da barragem de Brumadinho (MG) 300 dias após a tragédia.
O UOL já venceu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos nas seguintes oportunidades:
2012 - Categoria Internet - "Depois que comecei a estudar, não vejo mais grades", diz preso de SP que faz pedagogia", de Camila Rodrigues e Fernando Donasci - Premiada
2013 - Categoria especial Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação - "Existe terror em SP: o dia em que PMs atiraram ante aplausos e pedidos de não violência", de Janaina de Oliveira Garcia - Premiada
2014 - Categoria Internet - "Imigrantes em São Paulo veem sonho esbarrar em preconceito e dificuldades", de Fabiana Maranhão - Menção honrosa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.