PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Cientista político Marco Aurélio Nogueira fala ao vivo nesta quarta, às 16h

Marco Aurélio Nogueira no Conversas na Crise (28/10/20) - Arte/IdEA-Unicamp
Marco Aurélio Nogueira no Conversas na Crise (28/10/20) Imagem: Arte/IdEA-Unicamp

Do UOL, em São Paulo

27/10/2020 17h32

Nesta quarta-feira (28), às 16h, o "Conversas na Crise - Depois do Futuro" traz para o foco dos debates o cenário político atual em uma entrevista ao vivo com o professor Marco Aurélio Nogueira.

O cientista político falará sobre a campanha eleitoral municipal, o projeto de reeleição de Jair Bolsonaro, a disputa entre Donald Trump e Joe Biden nos EUA e suas consequências para o Brasil, entre outros assuntos.

A entrevista, conduzida pelo jornalista Paulo Markun, será transmitida pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube e Facebook. Os internautas poderão interagir e enviar perguntas por meio dessas plataformas.

Também participam Leonardo Sakamoto, colunista do UOL, e o poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA (Instituto de Estudos Avançados) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Bacharel em ciências políticas e sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972) e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (1983), Nogueira tem pós-doutorado pela Universidade de Roma (1984-1985) e é professor de teoria política na Unesp desde 1976.

É colunista do jornal O Estado de S Paulo, onde escreve sobre política e sociedade. Tem experiência na área de ciência política e gestão pública, tendo trabalhado principalmente com teoria política, reforma do Estado, democracia, sociedade civil, globalização e modernidade.

Entre seus livros estão "Potência, limites e seduções do poder" (Editora Unesp, 2008), "Um Estado para a sociedade civil: Temas éticos e políticos da gestão democrática (Cortez, 2011) e "As Ruas e a Democracia: Ensaios sobre o Brasil contemporâneo" (Contraponto/FAP, 2013).

"Conversas na Crise - Depois do Futuro" é um desdobramento do projeto "A Crise Brasileira", lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, tendo o UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.