IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nove marcas de azeite têm comercialização proibida por falsificação

Ministério da Agricultura proíbe a comercialização de nove marcas que vendiam óleo de soja como se fosse azeite de oliva  - Getty Images
Ministério da Agricultura proíbe a comercialização de nove marcas que vendiam óleo de soja como se fosse azeite de oliva Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/11/2020 17h08

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proibiu a comercialização de nove marcas de produtos investigados como fraudados e falsamente declarados como azeite de oliva extra virgem. A ação decorre de um trabalho da Polícia Civil do Espirito Santo que desarticulou, na última semana, uma organização criminosa especializada na falsificação do produto.

As marcas sob suspeita de fraude e investigadas por vender óleo de soja como se fosse azeite de oliva são: Casalberto, Conde de Torres, Donana (Premium), Flor de Espanha, La Valenciana, Porto Valência, Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto e Torezani (Premium).

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) foi comunicada pelo ministério. O UOL entrou em contato com a associação e aguarda um posicionamento.

O governo federal recomenda que os estabelecimentos que tenham em estoque ou expostos à venda as marcas proibidas informem imediatamente às Superintendências Federais de Agricultura o volume do produto e o plano de destruição da mercadoria. A empresa responsável pelo descarte deve ser habilitada por órgão estadual de meio ambiente ou recicladora de óleos e embalagens.

O descumprimento da proibição poderá acarretar em multa ao detentor da mercadoria. Ainda poderá eventualmente ser denunciado ao MPF (Ministério Público Federal) para eventual responsabilização civil e criminal, e caberá a formalização de Boletim de Ocorrência à Polícia Civil indicando o responsável do estabelecimento comercial.

"A adulteração e falsificação de azeite de oliva não se trata exclusivamente de fraude ao consumidor, mas de crime contra a saúde pública", declara Hugo Caruso, coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.