IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina alerta para nova nuvem de gafanhotos na fronteira com Brasil

Gafanhotos encontrados em fazendas em municípios da província de Misiones, na Argentina, perto da fronteira com o Brasil - Senasa
Gafanhotos encontrados em fazendas em municípios da província de Misiones, na Argentina, perto da fronteira com o Brasil Imagem: Senasa

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 10h42

Uma nova nuvem de gafanhotos está se aproximando da fronteira da Argentina com o Brasil, alertou o Senasa (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar), órgão do governo argentino.

Segundo as informações, a nuvem estaria nas cidades de Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, que faz divisa com as cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no Rio Grande do Sul.

As primeiras avaliações indicam que a nuvem de agora é composta principalmente por gafanhotos do gênero Zoniopoda e também da espécie Chromacris speciosa e não tem característica de realizar grandes voos. Portanto, é diferente da que se aproximou do território brasileiro em agosto e para qual uma emergência foi declarada.

Até o momento, esses insetos foram observados em três fazendas em Campo Viera e em uma em Itacaruaré, não havendo relatos de grandes danos às plantações, sendo detectados principalmente em ervas daninhas e grandes árvores.

Profissionais dos dois países estão monitorando o deslocamento dos insetos e o Senasa solicitou aos produtores que relatassem imediatamente a detecção ou suspeita da presença do inseto em seus campos.