PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Mídia e Marketing

Rubens Valente, colunista do UOL, leva categoria principal do Prêmio IREE

O jornalista Rubens Valente na terra indígena Piaraçu, em Mato Grosso. Colunista do UOL foi premiado por revelar a produção de dossiês sobre servidores no Ministério da Justiça - Arquivo pessoal
O jornalista Rubens Valente na terra indígena Piaraçu, em Mato Grosso. Colunista do UOL foi premiado por revelar a produção de dossiês sobre servidores no Ministério da Justiça Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL

em São Paulo

04/12/2020 18h20

Colunista do UOL, Rubens Valente é o vencedor do Prêmio IREE de Jornalismo com a série de 19 reportagens iniciada com "Ação sigilosa do governo mira professores e policiais antifacistas", publicada em 24 de julho deste ano.

O IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa) se coloca como uma organização independente focada aperfeiçoamento a interação dos setores público e privado.

A coluna revelou a existência da produção de um dossiê que listava mais de 500 servidores públicos, a maioria deles ligados ao movimento "Policiais Antifascismo", além de professores e um ex-secretário nacional.

Após a divulgação e a proporção tomada pelo caso, o Ministério da Justiça foi acionado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que ao analisar a questão decidiu ordenar o encerramento do trabalho que levantava informações de cidadãos sem justificativa aceitável.

Jornalistas foram premiados ao todo em três categorias: Prêmio IREE de Reportagem (categoria principal, vencida pelo colunista do UOL), Prêmio IREE de Reportagem-Política e Prêmio IREE de Reportagem-Economia e Negócios.

O troféu na categoria Política foi conferido à série de reportagens "Retrato falado" de Carol Pires, da revista Piauí. Publicado como um conjunto de seis podcasts, o trabalho de Carol Pires constitui um perfil do presidente Jair Bolsonaro.

A premiação em Economia e Negócios foi concedida a André Borges, de O Estado de S. Paulo, pela reportagem "Petrobras tem 'depósito' irregular no mar", publicada em 2 de agosto.

Mídia e Marketing