IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Equipe da Unicamp vence competição global de desafios energéticos

Unicamp - Thomaz Marostegan/Unicamp
Unicamp Imagem: Thomaz Marostegan/Unicamp

Do UOL, em São Paulo

10/12/2020 16h53

Uma equipe da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) venceu a "Pitch the Future", uma competição que reúne estudantes do mundo inteiro e que tem como objetivo resolver desafios de mobilidade e eficiência energética. Os alunos venceram na categoria "Veículos Elétricos e Viagens de Longa Distância". A competição tem o patrocínio da gigante Shell.

Durante a competição, a Ecocar Unicamp planejou uma viagem em veículo elétrico do Rio de Janeiro a Toronto, no Canadá, identificando os principais desafios associadas à jornada e mostrando como eles usariam a tecnologia atual para superá-los. A equipe apresentou sua proposta a um painel de especialistas da indústria.

"Parabenizamos a Ecocar Unicamp pela vitória em uma das categorias da primeira competição 'Pitch the Future'. Estes estudantes trouxeram muita energia, pensamento inovador e criatividade para esta competição, e os jurados ficaram extremamente impressionados com suas ideias", disse Norman Koch, gerente geral Global da Shell Eco-Marathon. "Estou orgulhoso de todos que se envolveram no 'Pitch the Future'. Nossa equipe da Shell trabalhou sem descanso para garantir que a competição fosse realizada dentro do 'novo normal', de modo a permitir que os estudantes de todo o mundo aplicassem suas habilidades nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática e demonstrassem sua paixão para resolver alguns dos mais urgentes desafios energéticos do mundo."

Mais de 130 equipes da Ásia, Europa e Américas se inscreveram para um ou mais desafios do Pitch the Future. Treze times foram selecionados para avançar para as finais em quatro categorias, com três finalistas —dentre elas, a equipe da Unicamp— em cada categoria e uma seleção extra para a melhor equipe estreante no desafio de mobilidade elétrica.

Além das categorias "Reduzindo as Emissões de CO2 em Casa", "Reduzindo as Emissões de CO2 no Transporte Rodoviário de Cargas" e "Veículos Elétricos e Viagens de Longa Distância", os desafios também incluíram o tema "Rastreando e Reduzindo as Emissões de CO2 de Veículos", com a Microsoft.