IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Usar o CPF como chave Pix é seguro? Ou o melhor é uma chave aleatória?

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

01/01/2021 04h00

Usar o CPF como chave Pix é seguro? Cadastrar uma chave aleatória garante mais privacidade para quem usa o sistema de pagamentos instantâneos do BC? Especialistas ouvidos pelo UOL afirmaram que usar o CPF como chave é seguro, mas são cautelosos. Eles indicam o uso do CPF apenas para compras e pagamentos com pessoas e empresas com as quais já se relaciona. E a chave aleatória deve ser usada em operações com estranhos.

A chave Pix é como o endereço da sua conta no Pix, da mesma forma que um número do RG identifica uma pessoa. Para cadastrar a chave, pode ser usado, por exemplo, o CPF, o número do celular, um email ou uma combinação de letras e números aleatórios. Cada conta pode ter até cinco chaves.

Os especialistas ainda detalharam que os usuários do Pix devem tomar cuidado e não usar a chave com CPF para realizar compras e pagamentos para estranhos. O mesmo cuidado vale para compras em sites com os quais o usuário não tem um relacionamento constante.

Além disso, declararam que cadastrar uma chave aleatória garante mais segurança nas transações porque não expõe um dado pessoal.

Uso do CPF como chave deve ser restrito para conhecidos, diz analista

O diretor de cibersegurança da Psafe, Emilio Simoni, declarou que quem usa o Pix deve tomar alguns cuidados quando decidir cadastrar o CPF como chave para fazer e receber pagamentos. Ele afirmou que o CPF deve ser usado como chave para pagamentos para pessoa ou empresas com as quais você já se relaciona.

Para compras em sites, lojas e para pessoas que você não conhece o ideal é usar uma chave aleatória. Somoni disse que não é comum que fraudes sejam praticadas usando apenas o CPF, mas combinado com outras informações pessoais, o risco aumenta.

"Existem diversas listas de dados vazados na internet. Se um fraudador tem acesso ao seu CPF e depois consegue seu nome completo e seu endereço nessas listas vazadas ele já pode abrir contas digitais, assinar serviços de streaming e praticar outros golpes. Por isso é importante resguardar esses dados", declarou.

Chave aleatória garante privacidade, diz especialista

O advogado Luis Fernando Prado, especializado em direito digital, declarou que o uso do CPF como chave Pix é seguro. Segundo ele, os componentes de segurança foram analisados pelo BC e pelos bancos durante os processos de validação do sistema de pagamentos instantâneos.

Apesar disso, Prado declarou que o uso da chave aleatória dá mais proteção e evita a exposição de dados pessoais.

"O CPF é um dado pessoal que nos identificará por toda a vida. O ideal para garantir privacidade é usar uma chave aleatória. Mas usar o CPF como chave Pix também é seguro", afirmou.

BC afirma que uso de CPF como chave PIX é seguro

Em nota, o BC informou que as chaves Pix são "bastante seguras". O regulador do sistema financeiro ainda informou que a chave aleatória foi criada justamente para atender aos cidadãos que, por motivos pessoais, não quisessem fornecer outro dado como chave.

"O BC regulamentou as opções de chave para que o poder de escolha fique na mão do cidadão. Lembrando que a comunicação do CPF é comum em outras atividades, como compras em e-commerce ou o popular 'Põe o CPF na nota' nos estados em que há programa de restituição de crédito", informou o BC.