PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Mídia e Marketing

Entretenimento e conveniência: como a Ambev pretende "salvar" o carnaval

Comercial da Brahma divulga transmissão de desfiles históricos de escolas de samba - Divulgação
Comercial da Brahma divulga transmissão de desfiles históricos de escolas de samba Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/02/2021 19h42

Para conter aglomerações, grande parte das cidades "cancelou" o carnaval deste ano. As ruas não terão blocos e os sambódromos não receberão desfiles.

Sem as festas deste ano, pelo menos R$ 8 bilhões deixarão de circular na economia. Segundo estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), cerca de 25 mil empregos temporários também não serão criados.

Com isto na mesa, as empresas que realizam diferentes ações de marketing na festa tiveram que se desdobrar para criar novas iniciativas para divulgar suas marcas para os consumidores.

A Ambev é uma delas. Tradicional patrocinadora do carnaval de rua do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, a dona de marcas como Brahma e Skol apostou numa "tempestade de ideias" para este ano.

Tempestade de ideias para 2021

Segundo Daniel Wakswaser, executivo que assumiu a vice-presidência de marketing da companhia há apenas 4 meses, o principal foi reunir ideias de todas as áreas da empresa - além de suas agências de publicidade e parceiros regionais.

"Precisávamos olhar para as coisas que estão acontecendo na sociedade e criar ideias que fossem um alento de esperança, que fossem para o bem do carnaval. A maior festa cultural brasileira não pode 'morrer' um ano. Por outro lado, como a gente incentiva que as pessoas fiquem em casa?", declara.

O executivo divide, assim, as ações para este ano em 3 pilares principais: sociedade, parceiros e consumidores. "Ideias que vem do coração são genuínas. Mais do que consumidores, temos que colocar as pessoas no centro de tudo. O papel das empresas é realmente melhorar a vida das pessoas, ainda mais num momento de epifania como o carnaval", diz Daniel.

No primeiro pilar, a Ambev anunciou a doação de 5 mil caixas térmicas que seriam utilizadas por ambulantes pelo país para o programa nacional de imunização.

Elas serão utilizadas para o transporte de mais de 3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para os estados, segundo o Ministério da Saúde. As caixas começaram a ser entregues hoje (12).

Bolsa-ambulante de até R$ 225

Em relação aos parceiros, a multinacional ajudou criou uma espécie de "bolsa-ambulante": os vendedores de rua que trabalharam em outros carnavais poderão receber até R$ 255 cada um da empresa.

Os trabalhadores receberão R$ 150 após fazerem um cadastro o site 'Ajude um Ambulante', comprovando trabalharam em anos anteriores.

Os outros R$ 100 serão doados em até 20 parcelas de R$ 5, cada vez que um cliente do aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery fizer uma compra com um cupom do programa que será distribuído pelos próprios ambulantes.

Os vendedores ainda poderão ganhar mais R$ 5 se assistirem um curso sobre consumo responsável de álcool, disponível na plataforma.

União de entretenimento e conveniência

Para os consumidores, a companhia dividiu as iniciativas entre patrocínios a lives e programas na TV, além de promoções.

Os consumidores poderão conseguir descontos especiais para pedidos no app de entregas Zé Delivery. Até o dia 16 de fevereiro, quem pedir produtos da empresa pelo aplicativo terá frete grátis.

Quem comprar Skol ou Skol Puro Malte pela plataforma e quiser mostrar sua criatividade e estilo, ainda poderá participar da promoção "Fantasia de Delivery". O cliente deverá postar uma foto fantasiado nas redes sociais e marcar o perfil da cerveja. A melhor fantasia ganhará cerveja de graça até a folia de 2022.

"Temos apostado muito nas ferramentas de conversão direta, já que o consumidor pode pedir as bebidas durante as apresentações pelo aplicativo. Temos muito orgulho do tempo de entrega dos pedidos. Este será o carnaval de unir entretenimento e conveniência", afirma o VP da multinacional.

Desfile na TV e reality com Anitta

Numa parceria com a Globo, a Brahma será patrocinadora do especial "Desfile Número 1", que será exibido nas madrugadas de sábado para domingo e de domingo para segunda.

O especial reunirá os melhores momentos de 30 desfiles de escola de samba históricos do carnaval. A novidade supre a ausência dos desfiles, que foram cancelados em função da pandemia.

Confira o comercial que convida para o evento:

A Ambev ainda vai realizar a promoção "Ilhados com Beats". Liderada por Anitta, a atração começa a ser gravada neste final de semana e isolará a cantora e mais nove amigos em uma ilha para cumprir provas e desafios. A marca ainda vai levará 5 pessoas para conhecer a ilha depois das gravações.

Mídia e Marketing