PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Presidente da Conab morre vítima da covid-19 no Maranhão

A morte do presidente da Conab ocorreu na manhã desta terça-feira, segundo informações da Companhia  - Divulgação
A morte do presidente da Conab ocorreu na manhã desta terça-feira, segundo informações da Companhia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/03/2021 10h21Atualizada em 02/03/2021 10h50

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), José Samuel Miranda Melo Júnior, morreu nesta terça-feira (2), vítima da covid-19. Melo Júnior estava internado desde o início de janeiro, em São Luís, no Maranhão. A informação foi confirmada ao UOL pela companhia.

O cargo está sendo administrado de forma interina pelo diretor administrativo financeiro José Ferreira da Costa Neto. A companhia é ligada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento.

"Neste momento de pesar, a Diretoria-Executiva, em nome de todo o quadro funcional da Conab, lamenta a perda de seu diretor-presidente e presta solidariedade à família enlutada", escreveu a Diretoria-Executiva da Conab, em nota divulgada no site da companhia.

Carreira

O cargo havia sido ocupado por José Samuel no final de 2020, após ser indicado pelo partido Republicanos. A sigla faz base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, que segue sem partido.

Melo Júnior ocupou o cargo em substituição ao engenheiro agrônomo Guilherme Soria Bastos Filho, que presidia a Conab desde fevereiro passado. Bastos integrava a diretoria-executiva da Conab desde 2019. As resoluções do Consad estão disponíveis no site da Companhia.

O presidente da Conab era doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Economia com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foi professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) desde 2003, com especialidade em Gestão Pública, pela Fundação João Pinheiro, e em Educação, pela Uema.