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Com mais restrições, voltou a pedir delivery de supermercado? Compare taxas

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/03/2021 04h00

Com o retorno de restrições de circulação em diversas cidades pelo país, consumidores voltaram a ver as compras online como a melhor ou até única alternativa para consumir certos itens.

É o caso de alimentos e bebidas. Voltados a suprir essa necessidade, supermercados, aplicativos e até grandes lojas conhecidas pelas vendas de eletrônicos passaram a oferecer itens nessa categoria. As compras de produtos frescos, no entanto, exigem mais cuidados, como verificar prazos de validade e temperatura de itens resfriados ou congelados. Confira abaixo serviços disponíveis, preços e opções de frete.

Mercado Livre

Apesar de já vender alimentos e bebidas antes da pandemia, a empresa lançou em abril de 2020 a seção de supermercado, que conta com mais de 44 mil itens. O frete é grátis em compras a partir de R$ 79 na categoria Full (produtos armazenados em um dos centros de distribuição da empresa), o que é sinalizado no site.

Site: www.mercadolivre.com.br

Magazine Luiza

Comprou em março deste ano a VipCommerce, uma plataforma de e-commerce com foco no varejo de alimentos. A ferramenta funciona como um atalho para que milhares de varejistas alimentares se conectem ao marketplace do Magalu. São mais de cem redes de supermercados, com 400 lojas em 18 estados e 300 mil itens em estoque.

Site: https://www.magazineluiza.com.br/mercado/l/me/

Uber

O Uber adquiriu uma participação majoritária da Cornershop, plataforma de e-commerce com foco no varejo de alimentos, em julho de 2020. A parceria disponibiliza o serviço de entregas de supermercado e lojas especializadas em cerca de 160 cidades. A taxa de entrega varia de acordo com o estabelecimento e o valor da compra, pondendo ser no máximo de R$ 10,90. A empresa tem também o Uber Pass, um plano de assinatura com mensalidade de R$ 24,99. O usuário tem entrega grátis nas compras de mercado acima de R$ 100 e nos pedidos acima de R$ 30 em restaurantes pelo Uber Eats, entre outros benefícios.

Sites: Uber Eats (https://www.ubereats.com/br) e Cornershop (https://cornershopapp.com/pt-br/)

Carrefour

Implantou o e-commerce em 2016 e, desde abril de 2019, tem parceria com a Rappi e a Cornershop. São 172 lojas em 34 cidades atendidas pela Rappi e 93 pela Corneshop, em dez estados. Conta ainda com 54 pontos de retirada de alimentos (compra no site e retira na loja). A taxa de entrega depende do local em que o cliente fizer a compra.

Site: https://www.carrefour.com.br/

Grupo GPA (Pão de Açúcar e Extra)

Criado há mais de 20 anos, o e-commerce do Grupo GPA registrou em 2020 um crescimento superior a 200% em vendas pelos canais online do Pão de Açúcar e do Extra. O frete varia de R$ 9,90 (para entrega em até dois dias) a R$ 15,90 (entrega no mesmo dia). Frete grátis para alguns casos, como em compras acima de R$ 149 que forem pagas pelos cartões Pão de Açúcar e Extra e para clientes com mais de 60 anos.

Sites: Extra (www.clubeextra.com.br) e Pão de Açúcar (www.paodeacucar.com)

Americanas

Em janeiro de 2020, a B2W Digital, detentora das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato, adquiriu o Supermercado Now, plataforma de supermercados online. Em maio do mesmo ano, criou o Americanas Mercado, passando a oferecer itens frescos, como frutas, legumes, verduras e carnes.

O frete varia de acordo com a localização, horário da entrega e o supermercado escolhido - e é gratuito para clientes acima de 60 anos já cadastrados.

O Supermercado Now oferece também o plano de assinatura Now Prime, com frete grátis ilimitado, respeitando o valor mínimo de compra de cada mercado, a um custo mensal de R$ 19,90.

Sites: Americanas (https://www.americanas.com.br/mercado) e Supermercado Now (https://supermercadonow.com/)

Rappi

O aplicativo oferece o serviço de entrega de compras de supermercado. São dois tipos de serviço: compras grandes, com entrega feita por carro, e compras pequenas, por moto. O frete varia de acordo com clima, dia da semana, horário, zona da entrega, distância percorrida e complexidade do pedido. A empresa tem o Rappi Prime, um plano de benefícios para o usuário. O valor mensal é R$ 29,90, com direito a frete gratuito em pedidos de, no mínimo, R$ 30, e outros descontos.

Site: www.rappi.com.br

iFood

Conta com mais de 3.000 mercados em todo o país. Os valores de compra mínima para taxa grátis variam de R$ 80 a R$ 110, de acordo com as cidades e estabelecimentos.

Site: https://www.ifood.com.br/

O que fazer se a entrega falhar

O serviço de delivery pode trazer problemas para o consumidor, como não entrega, demora ou cobrança indevida.

Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento e orientação ao consumidor do Procon-SP, diz que, em caso de produtos com algum problema, o consumidor deve fazer a troca do produto o mais rapidamente possível.

Pode tirar foto ou filmar para comprovar o que foi recebido. Se o consumidor decidir cancelar a compra, ele tem direito à restituição imediata do valor dos produtos e do frete.

Cuidados nas compras online

As compras online exigem cuidados especiais, declara Marco Antonio Araújo Júnior, diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Brasilcon). Veja algumas dicas:

  • Certificar-se se o site é confiável
  • Ver se a URL (endereço digital) bate com o nome da loja oficial
  • Não clicar em links encaminhados por email ou por mensagens no celular
  • Pesquisar preços antes
  • Comparar em diferentes e-commerces ou sites comparadores de preço.
  • Ver se é época de alimentos como frutas, para não comprar produtos com qualidade inferior
  • Alimentos congelados precisam estar mesmo congelados

Luciana Ikedo, assessora de investimentos e educadora financeira, diz que, por ser uma despesa recorrente e essencial, não vale parcelar a compra.