Topo

Mesmo com Pix, é preciso esperar um mês para transferir auxílio emergencial

Pix é opção no aplicativo Caixa Tem, mas só fica disponível para o auxílio emergencial 2021 após a data de autorização para saques e outras transferências Imagem: Rafael Henrique/Getty Images

Filipe Andretta

Do UOL, em São Paulo

09/04/2021 04h00

A primeira parcela do auxílio emergencial 2021 será depositada nas poupanças digitais da Caixa a todos os beneficiários até 30 de abril, conforme o mês de aniversário, mas transferências via Pix, DOC ou TED ficarão disponíveis somente a partir de maio.

Assim como no ano passado, a Caixa adotou calendários divididos em duas etapas. Primeiro, o dinheiro fica disponível no aplicativo Caixa Tem para pagamentos de boletos, compras utilizando o cartão de débito virtual e compras via QR Code nas maquininhas. Só na segunda fase, aproximadamente um mês após o depósito, é que o saldo fica disponível para saques e transferências (incluindo o Pix).

A regra não vale para quem é do Bolsa Família e tem direito ao auxílio emergencial. Essas pessoas recebem no Caixa Tem o benefício que for mais vantajoso (Bolsa Família ou auxílio emergencial) e podem sacar ou transferir o dinheiro na mesma data. O cronograma também é diferente: segue conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).

Veja a seguir os calendários das quatro parcelas do auxílio emergencial 2021.

Caixa diz que medida evita aglomerações

Segundo a Caixa, o bloqueio de saques e transferências por cerca de um mês após o depósito no app tem o objetivo de "evitar o contato físico e aglomerações no atual cenário de pandemia".

Cadastro da chave Pix no Caixa Tem

Para transferir o auxílio emergencial por Pix é necessário cadastrar uma chave no aplicativo Caixa Tem. Essa etapa pode ser feita a qualquer momento, mas a transferência só será autorizada quando chegar a data de saque da parcela.

A chave pode ser seu CPF, seu email, seu celular ou um número aleatório gerado pelo sistema. Para criá-la, basta acessar a opção "Pix" disponível no menu principal do aplicativo.

Aplicativo Caixa Tem, usado no auxílio emergencial, tem opção para cadastrar chave Pix Imagem: Reprodução/Caixa Tem

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mesmo com Pix, é preciso esperar um mês para transferir auxílio emergencial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Auxílio emergencial