Bitcoin oficial? El Salvador anuncia que será o primeiro a adotar a moeda
El Salvador pretende se tornar o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda oficial. O anúncio foi feito neste sábado (5), pelo presidente do país da América Central, Nayib Bukele,
Em vídeo enviado ao "Bitcoin 2021" —conferência em Miami (EUA) considerada o maior evento de bitcoin da história—, Bukele anunciou a parceria de El Salvador com empresas de carteira digital, com o objetivo de construir a infraestrutura necessária para colocar a moeda em circulação oficial no país.
"Na próxima semana, enviarei ao Congresso um projeto de lei que tornará o bitcoin uma moeda com curso legal", disse Bukele.
Atualmente, El Salvador tem o dólar americano como única moeda oficial.
O anúncio foi celebrado no evento como uma revolução. Para organizadores do Bitcoin 2021, a adoção oficial da criptomoeda por El Salvador é um passo importante no caminha da emancipação global sobre o manipulação monetária chefiada pelos bancos centrais.
Há dúvidas, no entanto, de como El Salvador pretende implementar o bitcoin no dia a dia de seus habitantes. Segundo dados da rede Statista, especializada em informações financeiras, apenas 29% da população de El Salvador tinha conta bancária até 2017 —ou seja, cerca de 70% das pessoas só operam com moeda física, algo que não existe no universo bitcoin.
Além disso, a economia do país é altamente dependente de transferências feitas por pessoas que moram fora de El Salvador. De acordo com o Banco Mundial, as remessas representaram 21% do PIB (Produto Interno Bruto) do país na América Central em 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.