IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bitcoin oficial? El Salvador anuncia que será o primeiro a adotar a moeda

"Na próxima semana, enviarei ao Congresso um projeto de lei que tornará o bitcoin uma moeda com curso legal", anunciou presidente Nayib Bukele (foto de arquivo) - JOSE CABEZAS/REUTERS
"Na próxima semana, enviarei ao Congresso um projeto de lei que tornará o bitcoin uma moeda com curso legal", anunciou presidente Nayib Bukele (foto de arquivo) Imagem: JOSE CABEZAS/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

06/06/2021 13h02

El Salvador pretende se tornar o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda oficial. O anúncio foi feito neste sábado (5), pelo presidente do país da América Central, Nayib Bukele,

Em vídeo enviado ao "Bitcoin 2021" —conferência em Miami (EUA) considerada o maior evento de bitcoin da história—, Bukele anunciou a parceria de El Salvador com empresas de carteira digital, com o objetivo de construir a infraestrutura necessária para colocar a moeda em circulação oficial no país.

"Na próxima semana, enviarei ao Congresso um projeto de lei que tornará o bitcoin uma moeda com curso legal", disse Bukele.

Atualmente, El Salvador tem o dólar americano como única moeda oficial.

O anúncio foi celebrado no evento como uma revolução. Para organizadores do Bitcoin 2021, a adoção oficial da criptomoeda por El Salvador é um passo importante no caminha da emancipação global sobre o manipulação monetária chefiada pelos bancos centrais.

Há dúvidas, no entanto, de como El Salvador pretende implementar o bitcoin no dia a dia de seus habitantes. Segundo dados da rede Statista, especializada em informações financeiras, apenas 29% da população de El Salvador tinha conta bancária até 2017 —ou seja, cerca de 70% das pessoas só operam com moeda física, algo que não existe no universo bitcoin.

Além disso, a economia do país é altamente dependente de transferências feitas por pessoas que moram fora de El Salvador. De acordo com o Banco Mundial, as remessas representaram 21% do PIB (Produto Interno Bruto) do país na América Central em 2019.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que a matéria dizia, El Salvador não é um país caribenho. A informação foi corrigida.