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Áudio e monetização: relatório aponta 5 tendências em redes sociais

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Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2021 18h48Atualizada em 01/07/2021 18h54

O mundo das redes sociais, entre tendências e cancelamentos, está cada vez mais rápido.

Pensando nisso, o "Social Innovation Lab", da empresa MediaMonks, preparou um relatório com as últimas tendências das mídias sociais pelo mundo -com destaque para mais conteúdos em áudio, monetização de posts e uma nova rede.

"Com a chegada dos formatos de áudio no Facebook, vamos ver uma aderência natural a esse tipo de conteúdo. Esta talvez seja a grande tendência para ficar de olho. Mas é importante ressaltar que, sendo um novo formato, as pessoas é quem ditam as regras. Marcas só devem entrar se realmente tiverem algo a falar, ao vivo e sem edições", declara Paulo Yanaguizawa, head de Social e Conteúdo da Circus/MediaMonks São Paulo.

Confira as tendências apontadas pelo relatório:

Facebook lança "Live Audio Rooms"

Em abril, o Facebook anunciou que iria lançar funcionalidades de áudio, confirmando sua participação na corrida iniciada pelo Clubhouse. Agora, algumas personalidades selecionadas e grupos do Facebook nos EUA podem usar a nova funcionalidade de "live áudio". Ainda não se sabe quando a nova ferramenta será disponibilizada a outras partes do mundo.

Usuários poderão colocar um lembrete para uma conversa que os interesse (assim como funciona com os eventos). Também poderão participar de conversas diretamente de posts na timeline.

Com relação à interface, as salas de conversação do Facebook são semelhantes às do Clubhouse, mas ouvintes que demonstrem apoio ao host por meio de "Stars" (a nova funcionalidade de remuneração de criadores do Facebook) terão assentos reservados. As "Stars" serão colocadas em destaque na tela para conhecimento do host.

Instagram adiciona recursos para monetização de conteúdo

O Instagram disponibilizou novas funcionalidades para que criadores possam monetizar ainda mais seu conteúdo no app. Uma delas é a funcionalidade "Afiliados", que vai possibilitar que criadores ganhem uma comissão sempre que venderem um produto que foi recomendado por eles por meio de seus posts. Os posts irão conter a frase "passível de comissão" abaixo do nome de usuário, no lugar da tag "parceria paga".

Outra funcionalidade será a possibilidade de conectar os perfis pessoais dos criadores (e não só a conta business) aos seus próprios Shops. Além disso, o Instagram anunciou que, até o fim deste ano, criadores que cumprirem certos requisitos terão a chance de firmar parcerias com um dos parceiros de merchandising da plataforma para lançar produtos exclusivos no app.

A possibilidade de dar gorjetas virtuais a criadores por meio do "badges" durante transmissões ao vivo faz parte do esforço da companhia para reter criadores, numa briga clara contra o TikTok.

Mais Instagram: Reels terão anúncios

Outra novidade é que o Instagram começou a possibilitar a criação de anúncios no Reels, que já estão disponíveis em todas as regiões do mundo. É uma nova oportunidade para marcas alcançarem seu público. Este é um novo passo do Instagram para tornar o Reels uma funcionalidade maior na plataforma, com um ecossistema mais sustentável. O Instagram afirma que o Reels "está crescendo", mas ainda não disponibilizou nenhuma métrica relacionada aos anúncios no Reels.

Popparazi entrou na conversa

O novo aplicativo de mídia social Poparazzi está agora no topo das paradas na App Store. Mas o que é esse app?

A empresa posicionou o aplicativo como uma espécie de "anti-Instagram", expressando que "a vida é feita de muitos momentos imperfeitos e perfeitos que valem a pena capturar e compartilhar". E como ele funciona? É muito simples: ao contrário do Instagram, seu perfil é administrado por seus amigos por meio de marcação de fotos - ou seja, são as fotos deles que aparecem em seu perfil.

Em última análise, em vez de ter um feed que apenas destaca aqueles bons momentos da vida, seu feed consistirá em todos os momentos (perfeitos ou imperfeitos) com seus amigos.

Celebrações do Orgulho LGBTQIA+ dominam redes

No começo de junho, a maioria das plataformas começou a celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+ por meio de novas figurinhas, GIFs e filtros, incentivando os usuários a se juntarem em apoio à comunidade.

O TikTok inclui novos efeitos coloridos. A plataforma também sediou eventos celebrativos como a "TikTok Pride March" e uma doação de US$ 500 mil para organizações que apoiam a comunidade LGBTQIA+.

O Pinterest também anunciou que vai adicionar um novo campo de pronomes às configurações das contas dos usuários. Também aderindo às iniciativas do Orgulho LGBTQIA+, o Snapchat disponibilizou um relatório com dicas e insights para ajudar marcas a melhor engajar com seu público durante o mês.

Já o Facebook adicionou novos fundos para posts, avatares customizados e figurinhas. No Instagram, além de hashtags com texto colorido, novas figurinhas estarão disponíveis para os Stories.