IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PR: Polícia faz ação contra suspeitos de aplicar golpes do falso empréstimo

Imagem meramente ilustrativa; segundo as autoridades, há vítimas do golpe em todo o país - Getty Images/iStock
Imagem meramente ilustrativa; segundo as autoridades, há vítimas do golpe em todo o país Imagem: Getty Images/iStock

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 10h06

A Polícia Civil do Paraná realiza hoje uma operação contra uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes do falso empréstimo e causar prejuízo de mais de R$ 30 milhões. Segundo as autoridades, há vítimas em todo o Brasil.

Policiais cumprem 108 mandados judiciais sendo 50 de prisão temporária e 58 de busca e apreensão. As ações ocorrem em cidades dos estados do Paraná (Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande) e São Paulo (capital paulista, Santo André, Getulina, Mirandópolis, Ribeirão Preto, Campinas e Praia Grande).

Segundo a Polícia Civil, uma ordem judicial para o bloqueio de R$ 30 milhões das contas bancárias dos investigados também está sendo cumprida.

As autoridades informaram que apuraram que os suspeitos criavam páginas na internet para atrair vítimas interessadas em empréstimos bancários. As vítimas preenchiam dados e, em seguida, eles entravam em contato com elas se passando por funcionários do banco.

Os suspeitos exigiam um depósito antecipado para liberação do empréstimo e, em seguida, as vítimas eram induzidas a fazer outros depósitos, até que se davam conta de que se tratava de um golpe.

Os suspeitos poderão responder por estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público e particular.