IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Parceria entre USP e Unipalmares cria escola de negócios para jovens negros

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Balneário Camboriú (SC)

07/07/2021 18h04

A FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP (Universidade de São Paulo) e a Universidade Zumbi dos Palmares firmaram uma parceria para criar uma escola de negócios e empreendedorismo para jovens negros, além de um centro de pesquisa.

O acordo prevê a oferta de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Ainda estão sendo definidos detalhes, como a quantidade de alunos e as áreas desses cursos. Segundo o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, inicialmente serão oferecidos cursos técnicos para ao menos cem estudantes negros.

Os cursos técnicos, ainda segundo o reitor, devem ser elaborados pelas duas universidades. A intenção é iniciar essas capacitações em um prazo de 60 dias a partir desta quarta-feira (7). Em relação aos cursos de graduação e pós-graduação, ainda não há data certa para lançamento. O acordo tem duração de cinco anos.

As universidades também criarão um centro de estudos e pesquisas em economia, gestão, negócios e diversidade racial empresarial. "Temos duas necessidades: a formação de quadro de profissionais para o mercado de trabalho e pesquisas para entender quem são o consumidor e o comprador negro, se eles têm características específicas, quais as particularidades", declara o reitor.

USP e Unipalmares vão disponibilizar professores, espaço físico e equipamentos tanto para as pesquisas quanto para os cursos. "O objetivo do acordo é juntar expertises para fazer inclusão e qualificação de jovens negros", diz José Vicente.