PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Veja o que abre e o que fecha em São Paulo amanhã, no feriado de 9 de julho

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

08/07/2021 04h00

O estado de São Paulo celebra na sexta-feira (9) o feriado de 9 de julho, lembrando a Revolução Constitucionalista de 1932. Por isso, muitos serviços estarão fechados na capital e em grande parte das cidades do interior.

Outros feriados foram antecipados pelo governo estadual, por causa da pandemia de covid-19. Mas não é o caso do 9 de julho, que foi mantido na data original.

São exceções as cidades de Rio Grande da Serra, Mauá, Diadema e Cajuru, onde as prefeituras anteciparam o feriado no começo do ano, como forma de evitar aglomerações. Nesses municípios, portanto, não será feriado, e todos os serviços funcionam normalmente amanhã.

Veja abaixo como será o funcionamento dos principais serviços no restante do estado de São Paulo.

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Apenas as áreas dos caixas eletrônicos estarão disponíveis, além dos canais digitais e remotos de atendimento na capital paulista e no interior.

Contas de consumo, como água, energia e telefone e carnês que têm vencimento em 9 de julho poderão ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira (12), sem cobrança de juros.

Comércio

Na capital paulista, fica a cargo de cada comerciante decidir se abre ou não sua loja, de acordo com a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

No interior, cada cidade poderá definir o horário de funcionamento do comércio local.

O estado está na fase de flexibilização do Plano São Paulo, que permite a abertura do comércio até as 23h, com 60% da capacidade máxima do estabelecimento. Bares e restaurantes podem funcionar com metade da capacidade.

Lotéricas

As lotéricas seguem as definições de cada comércio local. Ou seja, os donos de lotéricas podem definir se abrirão ou não e os horários de funcionamento.

Agências do INSS

As agências ficarão fechadas no 9 de julho em todo o estado de São Paulo.

Segundo o INSS, a maioria dos serviços, como requerimento de benefícios (aposentadoria, pensão por morte, entre outros), pedidos de recurso e revisão, além da obtenção de documentos (certidões, declarações, extratos e cópias de processos), podem ser realizados pelos canais remotos, sem a necessidade de a pessoa comparecer a uma unidade do INSS.

Por causa da pandemia, as agências só estão atendendo por meio de agendamento, pelos canais remotos (telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS).

Transporte público

Na região metropolitana, Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ônibus municipais e os intermunicipais administrados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) vão operar com tabela de horário de feriado.

Por isso, algumas linhas podem ter intervalos mais longos ou menos veículos circulando.

Vacinação contra covid-19

A Prefeitura de São Paulo afirmou que a vacinação contra covid-19 acontecerá apenas para a "repescagem" de pessoas com 40 e 41 anos que perderam as primeiras datas.

As imunizações vão acontecer nas 82 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas, que permanecerão abertas

É possível consultar os endereços aqui.

Vacinação contra gripe

As mesmas unidades de saúde que aplicarão vacina contra a covid-19 na capital paulista estarão abertas para vacinar a população contra a gripe. Podem se imunizar todos com idade acima de seis meses.

Correios

Todas as unidades de atendimento no estado estarão fechadas, exceto as localizadas nas cidades que anteciparam o feriado no início do ano.

Ou seja, as agências funcionarão normalmente apenas em Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Cajuru.

Os Correios informam que farão entregas amanhã na região metropolitana.

Bolsa de Valores

A B3, a Bolsa de Valores brasileira, não terá negociações no feriado.