IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Escritor e historiador Marco Antonio Villa é novo colunista do UOL

Historiador Marco Antonio Villa é autor de mais de 30 livros - Divulgação
Historiador Marco Antonio Villa é autor de mais de 30 livros Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

03/08/2021 04h00

O historiador e professor universitário aposentado Marco Antonio Villa estreia como colunista no UOL. Com atuação de mais de 30 anos em universidades federais, é autor de mais de 30 livros e também vai participar das edições do UOL News, no Canal UOL.

Em sua coluna, vai discutir os principais temas da política nacional e estabelecer relações com a história do Brasil.

Vivemos o momento mais difícil desde a redemocratização, e a defesa da Constituição de 1988 é tarefa de todos os democratas. Vou seguir por este caminho, buscando o debate e a reflexão sobre os principais problemas nacionais.
Marco Antonio Villa, historiador

Villa é doutor em história e mestre em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo). Em sua carreira profissional, atuou em duas universidades federais. Começou na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), em Minas Gerais, onde trabalhou de 1985 a 1994. Em seguida, passou a lecionar na UFscar (Universidade Federal de São Carlos), no interior de São Paulo, onde ficou até 2006.

O historiador é autor de diversos livros. Entre eles, "Collor Presidente: Trinta Meses de Turbulências, Reformas, Intrigas e Corrupção", publicado em 2016, e "Década Perdida: Dez Anos de PT no Poder", de 2013. A obra mais recente é "A História em Discursos: 50 Discursos que Mudaram o Brasil e o Mundo", lançada em 2018.

Villa já foi colunista em três dos principais jornais brasileiros: Folha de S.Paulo, Estadão e O Globo. Atualmente é comentarista do Jornal da Cultura e articulista na IstoÉ. Também possui um canal no Youtube com seu nome, que conta hoje com 626 mil inscritos e mais de 108 milhões de visualizações.