IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Operação mira esquema bilionário de sonegação fiscal no ramo do café

A primeira fase da operação "Expresso" foi deflagrada em março deste ano - Getty Images
A primeira fase da operação 'Expresso' foi deflagrada em março deste ano Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/08/2021 12h43Atualizada em 12/08/2021 12h47

A Receita Federal e as Receitas Estaduais do Paraná, Minas Gerais e São Paulo deflagraram a segunda fase da operação "Expresso", na manhã de hoje, com o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão. A ação investiga um esquema bilionário de sonegação fiscal no setor de comercialização de café em grão nos estados do Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

A PC (Polícia Civil) e o Instituto de Criminalística do Paraná também participam da operação, iniciada após investigações feitas há dois anos pela PC e ações anteriores da Receita Federal e da Receita Estadual de Minas Gerais.

"A força-tarefa tem como objetivo desmantelar um grande esquema criminoso de sonegação de impostos e creditação indevida de ICMS na compra e venda de café em grão cru, decorrente de comercializações interestaduais", informou a Polícia Civil do Paraná em nota.

Segundo a força-tarefa, atacadistas e corretores de café de Londrina e proximidades permitiam a venda do café em grão cru de dois modos. Primeiro, reservando o produto em conjunto com créditos irregulares de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) resultantes de notas fiscais falsas. A segunda forma era a compra do grão por meio de operações fraudulentas, sem o recolhimento de tributos, no estado do Paraná.

A primeira fase da operação foi deflagrada em março deste ano com o cumprimento de 16 mandados de prisão no paraná, três no Espírito Santo, nove em Minas Gerais e dois em São Paulo. Celulares, computadores e documentos também foram apreendidos à época pelos oficiais.