IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Inclusão e diversidade são foco na gestão de pessoas da Meireles e Freitas

Meireles e Freitas/Divulgação
Imagem: Meireles e Freitas/Divulgação

Carol Castro

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 01h07

Um ambiente caloroso, competitivo, onde os funcionários terminam suas tarefas dentro do horário de expediente - sem a exaustiva missão de estender horas extras ou levar trabalho para casa. E mais do que isso: diverso.

As características citadas acima explicam porque a empresa de gestão de recebíveis Meireles e Freitas Cobrança Digital ganhou dois prêmios na edição 2021 do "Lugar Mais Incrível para Trabalhar": a primeira posição entre as empresas de serviços diversos e o destaque como a "Mais incrível em Inclusão LGBTQIA+". A premiação é baseada na Pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) , realizada entre fevereiro e junho de 2021 com mais de 180 mil funcionários de 380 empresas brasileiras.

Meireles e Freitas Cobrança Digital - Eric Fiori/UOL - Eric Fiori/UOL
Imagem: Eric Fiori/UOL

O empoderamento LGBTQIA+ tem sido trabalhado com sucesso pela empresa: cerca de 30% dos cargos de liderança são ocupados por esse perfil e 90% dos colaboradores LGBTQIA+ foram promovios após participarem da escola de líderes promovida pela Meireles.

Entre as ações para incentivar a equidade de gênero e capacitar as lideranças para que entendam os ganhos que este processo traz para os negócios, a empresa criou um comitê de diversidade, o Diversifica. O comitê promove palestras, rodas de conversas e ações para o público LGBTQIA+ e interessados no tema. Todo ano, na data do Orgulho LGBTQIA+, a Meireles organiza um evento de uma semana: a Semana Colorida aborda temas relevantes para inclusão, respeito e conhecimento sobre o tema.

"Investimos em nossos colaboradores para potencializar o melhor de cada um deles, identificando as necessidades e características de cada um", conta o CEO Venâncio Freitas. "Entregamos, assim, um conjunto de pacotes de benefícios customizáveis e práticas que integram as pessoas aos desafios da empresa, incentivando a responsabilidade social e ambiental."

A empresa nasceu há 40 anos, para atuar em várias áreas do direito e na recuperação de crédito, até que, em 1990 foi fundada a Meireles e Freitas Serviços de Cobrança, que em 2017 se tornou a Meireles e Freitas Cobrança Digital, com soluções em cobrança e gestão de recebíveis.

Sua proposta de valor é atuar dentro de todo o ciclo do crédito de forma humana e digital, trazendo resultados expressivos de arrecadação e redução da inadimplência. No último ano, a Meireles e Freitas, cujas sedes ficam em Natal, Fortaleza e São Paulo, cresceu 26% em 2020 e e mais de 150% até junho de 2021.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2022? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em setembro de 2021.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.