IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Líder dos caminhoneiros: 'Tentam usar a nossa categoria, não é nossa pauta'

Colaboração para o UOL

09/09/2021 20h00

O presidente da Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores), Wallace Landim, o Chorão, afirmou, em participação ao UOL News, que os caminhoneiros que paralisaram as rodovias federais de diversos estados brasileiros "tentam usar a categoria" e garantiu que as pautas reivindicadas nos atos não são em nome de todos.

"Mostramos a nossa força na greve de 2018, que realmente somos uma peça fundamental no setor e principalmente dentro do país, e ficou muito claro agora, nessa movimentação do dia 7 [de setembro], que não é uma pauta dos caminhoneiros. É uma pauta de direita, junto com o pessoal do agro. É uma pauta intervencionista, querendo tirar os ministros, [pedindo] o voto impresso, não é uma pauta do segmento da categoria", disse Chorão.

Os bloqueios começaram anteontem, durante os atos de caráter golpista do 7 de Setembro convocados pelo presidente, e seguiram ao longo de quarta (08) e na manhã de hoje. Bolsonaro chegou a pedir, em áudio, que os caminhoneiros liberassem as vias. Hoje, ele prometeu conversar com os manifestantes para suspender a tentativa de paralisação.

O presidente da Abrave falou ainda que não é possível levantar um movimento político dentro da categoria, uma vez que há caminhoneiros de todos os espectros políticos — esquerda, direita e centro.

Além disso, garantiu Chorão, a categoria tem várias outras demandas que já deveriam ter "parado o país".

"Mas a gente, com muita responsabilidade, olha a questão econômica e da pandemia. Hoje, a gente está passando uma situação pior que a de 2018. Nós precisamos nos unir para que possamos tratar das nossas demandas."