IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reportagem do UOL sobre carros 'ecológicos' é finalista do Prêmio CNT

Do UOL, em São Paulo

06/10/2021 12h13

A reportagem do UOL Carros "Etanol x carros elétricos: carros na tomada levantam debate ambiental e abrem espaço para o álcool combustível" é finalista da 28ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. O trabalho, de autoria da jornalista Rafaela Borges, foi um dos cinco selecionados na categoria Meio Ambiente e Transporte.

Publicada em 9 de agosto de 2021, a reportagem mostra que o carro elétrico, que está sendo adotado pela maioria das montadoras e países europeus, pode não ser a melhor resposta para o meio ambiente. Apesar de não emitir gases poluentes, seu ciclo completo tem uma pegada de carbono maior que a de um veículo a etanol. Isso abre espaço para o álcool combustível ganhar protagonismo na mobilidade sustentável.

O Prêmio CNT de Jornalismo premia reportagens que abordem diversos aspectos do setor de transportes, dos desafios a novas tecnologias e propostas. Nessa primeira fase, foram selecionados 30 trabalhos, por uma comissão formada por cinco jornalistas de atuação acadêmica.

Essa avaliação seguiu os seguintes critérios: relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas. Os trabalhos são divididos em cinco categorias: Impresso, Internet, Fotografia, Meio Ambiente e Transporte, Vídeo e Áudio.

Na próxima fase, os trabalhos serão julgados por uma nova comissão de jornalistas, seguindo os mesmos critérios. Haverá um vencedor por categoria, e o melhor trabalho entre os vencedores leva ainda o Grande Prêmio CNT de Jornalismo.