IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Anatomia da Rachadinha': UOL é finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo

Flávio, Jair e Carlos Bolsonaro: indícios da "rachadinha" da família Bolsonaro - Reprodução/Flickr
Flávio, Jair e Carlos Bolsonaro: indícios da "rachadinha" da família Bolsonaro Imagem: Reprodução/Flickr

Do UOL, em São Paulo

20/10/2021 20h26

A reportagem "Anatomia da Rachadinha" é uma das finalistas da terceira edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, organizado pela Escola de Dados e Open Knowledge Brasil.

O prêmio homenageia o jornalista Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros no jornalismo de dados e transparência pública no Brasil, falecido em 2018. Ganhador do Prêmio Esso em 2006, Cláudio também foi um dos principais defensores da criação da Lei de Acesso à Informação, e fundou a Transparência Brasil.

Durante seis meses, a equipe do núcleo investigativo do UOL analisou a quebra de sigilos bancário e fiscal de pessoas e empresas ligadas ao senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), investigado pela prática ilegal "rachadinha", nome popular para o crime de peculato (mau uso ou roubo de dinheiro público). A rachadinha consiste na devolução de um percentual dos salários de assessores de um político.

A reportagem revelou indícios de que o esquema também ocorria nos gabinetes do pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quando este era deputado federal, e do irmão, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Os dados apontam ainda a existência de transações financeiras suspeitas realizadas pela segunda mulher do presidente, Ana Cristina Siqueira Valle.

O UOL analisou 607.552 operações bancárias distribuídas em 100 planilhas -uma para cada um dos suspeitos. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou o uso dos dados resultantes das quebras de sigilos no processo contra Flávio, mas o Ministério Público Federal recorreu junto ao STF (Supremo Tribunal Federal). O UOL avaliou que havia interesse público evidente na divulgação das informações que compõem as reportagens.

Os vencedores do Prêmio Cláudio Weber Abramo serão conhecidos no dia 13 de novembro, durante a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais.