PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado de Finados e na véspera

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2021 04h00

Em 2 de novembro é celebrado o feriado de Finados, dia em que os mortos são lembrados por parentes e amigos e os cemitérios ficam lotados.

Trata-se de feriado nacional, por isso repartições públicas e muitos serviços não funcionarão. Como a data cai numa terça-feira, muitos locais também não abrirão na segunda-feira, dia 1º. Veja abaixo o que abre e o que fecha em São Paulo no feriado e na véspera.

Cemitérios

No dia 2, os horários de funcionamento são definidos por cada prefeitura e administração das unidades particulares. Na capital paulista, o funcionamento dos 22 cemitérios municipais será das 7h às 18h.

Por causa da covid-19, é obrigatório uso de máscaras e evitar aglomerações. Haverá medição de temperatura nas entradas das unidades e máscaras e álcool em gel serão disponibilizados em pontos estratégicos.

Vacinação contra covid-19

Cada cidade pode determinar se segue ou não com a imunização.

Na capital, o processo será paralisado nos dias 1º e 2, retornando na quarta-feira (3). Quem tem agendamento pode procurar a unidade no dia da reabertura.

Saúde

A secretaria de Saúde de São Paulo alterou os horários de atendimento para alguns serviços da capital, que também vão fechar dia em 1º de novembro, por causa da alteração do ponto facultativo do Dia do Servidor Público. Originalmente celebrado em 28 de outubro, ele foi transferido para 1º de novembro.

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto nos dois dias:

  • Hospitais e prontos-socorros
  • Hospitais Dia 24h
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção
  • Samu 192

Atenderão parcialmente:

  • AMAs 12h e AMAs/UBSs Integradas estarão abertas das 7h às 19h, em 1º e 2 de novembro
  • Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público.
  • Hospitais Dia atendem normalmente na segunda (1º) e fecham ao público na terça, feriado.

Estarão fechados nos dias 1º e 2 de novembro:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
  • Ambulatórios de Especialidade (AE)
  • Centros de Atenção Psicossocial II (Caps II)
  • Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis)
  • As unidades da rede municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids

Além destes equipamentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.

Rodízio

O rodízio de carros da capital paulista será suspenso na terça, por ser feriado, e também na segunda-feira (1º). As demais restrições existentes na cidade seguem mantidas ao longo da segunda-feira:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);

Também não estarão liberadas as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus.

Transporte público

A SPTrans informa que a circulação dos ônibus na segunda-feira será igual à de um dia útil. Na terça-feira (2), a frota será equivalente à dos sábados, podendo haver reforço em linhas que passam por cemitérios.

As linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) vão rodar, no dia 1º, com horários de dia útil normal. No dia 2, com horários de sábados, exceto nas linhas que passam por cemitérios, onde ônibus extras serão disponibilizados conforme a demanda.

Trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô vão operar com horários de sábados.

Correios

As unidades dos Correios funcionarão normalmente na segunda e quarta-feira (1º e 3).

No feriado, não haverá funcionamento.

Bancos

Segundo a Febraban (Federação Nacional dos Bancos), as agências não vão abrir em 2 de novembro. No dia 1º, o atendimento será normal.

Caixas eletrônicos, bankline e internet banking vão operar normalmente.

Contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês que têm vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos no próximo dia útil, quarta-feira (3), sem cobrança de juros.

Comércio e shoppings

Não há restrições para a abertura dos estabelecimentos comerciais. Shoppings vão abrir das 10h às 20h, como em outros feriados.

PUBLICIDADE