IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Randolfe: Orçamento secreto é torneira de dinheiro público para as eleições

Randolfe Rodrigues defendeu a suspensão de pagamento das emendas de relator-geral - UOL
Randolfe Rodrigues defendeu a suspensão de pagamento das emendas de relator-geral Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 17h26

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defendeu a manutenção da decisão que determinou a suspensão do pagamento das emendas de relator-geral. Para ele, o chamado orçamento secreto é "torneira de dinheiro público para as eleições".

"Nunca o centrão esteve tão empenhado em uma causa. Saúde, educação, vacina? NÃO!", escreveu.

Randolfe disse que houve uma "peregrinação de deputados ao Supremo Tribunal Federal (STF), conduzidos pelo presidente da Câmara [Arthur Lira]", com o objetivo de pressionar por um julgamento favorável à transferência de dinheiro do executivo para os parlamentares por meio do orçamento secreto.

"Eu tenho confiança na responsabilidade do Supremo Tribunal Federal para com a Constituição", disse. "Alguns, que antes falavam em fechar o Supremo, agora querem manter essa pouca vergonha que é dinheiro de toma lá dá cá. Dinheiro do povo brasileiro para comprar deputado pro governo aprovar as coisas de seu interesse".

Decisão da ministra Rosa Weber

Hoje, o Senado enviou ao STF um pedido de revisão da decisão da ministra Rosa Weber. Na última sexta-feira (5), ela atendeu a um pedido feito pelo PSOL contra a liberação das emendas.

Além de suspender o pagamento, a ministra também determinou a ampla divulgação de documentos que justifiquem a distribuição dessas verbas e pede a criação de um sistema que registre e centralize esses pedidos. A Corte vai julgar a liminar em sessão virtual extraordinária, entre amanhã (09) e quarta-feira (10).

As emendas de relator são um instrumento de distribuição de recursos que ficou conhecido como "orçamento secreto" devido à dificuldade para rastrear os beneficiários dos repasses. Esse mecanismo estaria sendo usado pelo governo para obter apoio político no Congresso.