IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kennedy: Governo colocou monstrengo em pé com Auxílio Brasil

Colaboração para o UOL

11/11/2021 19h13

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) matou o Bolsa Família e colocou um "monstrengo" em pé com a criação do Auxílio Brasil. Esta é a avaliação do colunista Kennedy Alencar, em participação ao UOL News.

Entretanto, para ele, ainda assim é meritório aumentar o gasto social com os mais pobres, especialmente no momento em que estamos saindo de uma pandemia e mais brasileiros estão em situação de pobreza.

Ao UOL News, Kennedy repercutiu ainda a aprovação no Congresso de um projeto que libera um crédito especial de R$ 9,3 bilhões ainda neste ano para o pagamento do Auxílio Brasil, benefício que substituirá o Bolsa Família, existente há 18 anos.

Na avaliação do colunista, isso mostra que a aprovação desse projeto mostra como era "falsa" a alegação do governo de que precisava da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Precatórios para arrumar dinheiro para o financiamento do novo programa social.

"[O governo] Fez um remanejamento de despesa e encontrou dinheiro para esse ano. Poderia fazer a mesma coisa no ano que vem, dentro do orçamento", disse.

"É meritório aumentar o gasto social, mas o governo está fazendo isso com motivação eleitoral, e matou um programa social muito bom, que é o Bolsa Família, que por 18 anos ajudou a combater a miséria no Brasil, um programa bem-sucedido."