Comissão da prefeitura diz que Touro de Ouro é publicidade e pede remoção
A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão vinculado à Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da prefeitura de São Paulo, votou hoje e concluiu que o Touro de Ouro é uma peça publicitária, e por não ter obtido a autorização necessária, deve ser multada e removida.
O placar da votação foi de cinco votos a quatro, com uma abstenção.
A obra, instalada no centro da cidade na última semana, obteve permissão da subprefeitura, mas não da comissão, que deve analisar previamente todas as intervenções na paisagem urbana e a adequação à Lei Cidade Limpa. A autorização só foi pedida três dias depois da instalação, segundo nota da secretaria ao UOL.
Antes, o colegiado havia votado, por unanimidade, para recomendar que os idealizadores da peça fossem multados. Como a CPPU não tem poder de multa, o parecer será enviado à subprefeitura, que determinará o valor da sanção.
A maioria do colegiado, que é formado por representantes do poder público e membros da sociedade civil, entendeu que a escultura tem caráter promocional. Um dos pontos apontados foi que um dos idealizadores, o economista e sócio da XP Pablo Spyer, tem o apelido de "Tourinho" e se associou à corretora para fundar uma companhia de educação financeira chamada Touro Inc.
Também foi ressaltado que há uma placa na obra com o nome do empresário, e um QR code que aponta para uma página com as redes sociais da B3, de Spyer e do artista plástico Rafael Brancatelli.
O último estava presente na reunião e disse que "não fazia ideia da necessidade de acionar a CPPU", que o Touro é uma intervenção artística que simboliza a superação de obstáculos e que convidava as pessoas a "conhecer as belezas do centro".
Protestos e vandalismo
Em menos de uma semana, o Touro de Ouro foi alvo de diversos protestos. Ele amanheceu pichado com os dizeres "taxar os ricos" na última quinta-feira (18), um dia depois de manifestantes colar cartazes na escultura com a palavra "fome". Um outro grupo, este do SP Invisível, ainda promoveu um churrasco para pessoas em situação de rua em frente à estátua.
Sobre os protestos, a B3 afirmou que "o Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro".
A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da Bolsa. O centro é o coração do mercado financeiro e, após a fusão que originou a B3, em 2017, a companhia optou não apenas em permanecer na região, como em contribuir para sua retomada. Trecho de comunicado da B3
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