IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Colunista do UOL Juliana Dal Piva vence o Troféu Mulher Imprensa

A jornalista Juliana Dal Piva - Lucas Lima/UOL
A jornalista Juliana Dal Piva Imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/11/2021 12h57

A colunista do UOL Juliana Dal Piva é uma das vencedoras do 15º Troféu Mulher Imprensa. A jornalista catarinense foi a mais votada na categoria "Repórter de Jornal ou Revista (ou texto online)". Ela obteve 36,85% dos votos.

Única premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino, o Troféu Mulher Imprensa foi lançado em 2005, por iniciativa da "Revista Imprensa". De acordo com a organização do prêmio, a edição deste ano registrou mais de 43,6 mil votos.

O anúncio das jornalistas vencedoras foi marcado para hoje, 25 de novembro, pois a data marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Brasil é o quinto na lista de países com mais crimes de gênero; em todo o mundo, número de agressões subiu durante a pandemia.

A cerimônia de premiação será realizada com um programa híbrido a ser transmitido no dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia dos Direitos Humanos, às 10h, no canal do YouTube e no site do Troféu Mulher Imprensa.

A lista de completa de vencedoras deste ano pode ser lida aqui.

Trajetória

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e com mestrado no CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio de Janeiro, Juliana Dal Piva estreou como colunista do UOL em fevereiro deste ano.

Em mais de 15 anos de carreira, ela já trabalhou no site Terra, foi repórter da revista Isto É e nos jornais O Dia, da Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, todos no Rio de Janeiro. Foi uma das fundadoras da Agência Lupa, de checagem de informação.

Junto com a equipe do núcleo investigativo do UOL, Dal Piva venceu também neste mês o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados com a reportagem "Anatomia da Rachadinha".

Dal Piva já havia obtido anteriormente outras oito premiações jornalísticas, a exemplo do Prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión, entregue pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), pela reportagem "Em 28 anos, clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares", com a equipe do jornal "O Globo".