IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast do UOL "A Vida Secreta de Jair" vence Prêmio IREE de Jornalismo

Do UOL, em São Paulo

30/11/2021 18h21Atualizada em 06/12/2021 14h22

O podcast do UOL "A Vida Secreta de Jair" venceu o Prêmio IREE de Jornalismo, na categoria "Política".

Responsável pela premiação, o IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa) é uma organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil

O podcast apresentado pela colunista do UOL Juliana Dal Piva faz parte do programa "UOL Investiga", que traz grandes reportagens do UOL. Em formato narrativo, "A Vida Secreta de Jair" traz uma série de apurações da jornalista, que contou com a participação das equipes de MOV, selo responsável pelas produções audiovisuais do UOL, de arte e do núcleo investigativo do UOL. Participaram do projeto as jornalistas Gabriela Sá Pessoa, Amanda Rossi além de João Pedro Pinheiro (edição de áudio), Eric Fiori, Santhiago Lopes, Natália Mota, Gisele Pungan e René Cardillo. A coordenação é de Juliana Carpanez e Flávio Costa.

dal piva - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
A jornalista Juliana Dal Piva apresenta o podcast "A Vida Secreta de Jair"
Imagem: Lucas Lima/UOL

"A Vida Secreta de Jair" mostra como o escândalo da movimentação atípica do policial Fabrício Queiroz tornou público os 30 anos de indícios da prática de rachadinha em toda a família Bolsonaro, envolvendo diferentes parentes do presidente Jair Bolsonaro. São quatro episódios, que foram publicados de 6 a 9 de julho.

O programa apresenta gravações --muitas delas inéditas-- sobre o que era dito no círculo íntimo e familiar do presidente. Ouça abaixo o primeiro episódio na íntegra:

A jornalista Bruna Barbosa Pereira recebeu menção honrosa pela reportagem "Moradores pegam ossos de boi descartados em açougues para alimentar os filhos", também publicada pelo UOL.

Na categoria principal, o vencedor foi o jornalista Breno Pires, do jornal "O Estado de São Paulo", com sua série de reportagens sobre o orçamento secreto.

Você pode ouvir UOL Investiga - A Vida Secreta de Jair no UOL, no Youtube e em todas as plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.