IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reportagem do UOL sobre inovação é finalista de prêmio do agronegócio

Reportagem mostra como a cidade de Piracicaba tornou-se um dos principais centros de inovação do agronegócio brasileiro - Reprodução
Reportagem mostra como a cidade de Piracicaba tornou-se um dos principais centros de inovação do agronegócio brasileiro Imagem: Reprodução

DO UOL, em São Paulo

01/12/2021 19h25

A reportagem "O Vale do Silício caipira", do UOL Economia, é finalista da 14ª edição do Prêmio Abag/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro". A Abag é a Associação Brasileira do Agronegócio da região de Ribeirão Preto (SP). O trabalho, de autoria do jornalista Renato Pezzotti, foi um dos três selecionados na categoria Internet da premiação.

Publicada em 30 de junho de 2021, a reportagem mostra como a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, tornou-se um dos principais centros de inovação do agronegócio brasileiro.

O texto aborda a fundação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que completou 120 anos em 2021, e mostra que empresas como Bayer, Raízen e Suzano têm aproveitado o ecossistema para desenvolver seus negócios de inovação.

A reportagem também conta parte da história da fundação do Parque Tecnológico de Piracicaba "Emilio Bruno Germek", criado em 2012, onde estão sediadas unidades da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), 7 hubs de inovação e o centro administrativo da Raízen.

O Prêmio da Abag/RP, que homenageia um dos jornalistas mais premiados do Brasil, José Hamilton Ribeiro, foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos ligados ao agronegócio.

As reportagens estão divididas em quatro modalidades: Revista Impressa, Jornal Impresso, Internet e TV. Os vencedores serão conhecidos no evento de premiação, que acontecerá de forma online, no dia 6 de dezembro, às 19 horas. A transmissão acontecerá pelo canal do YouTube da Abag.