Fotógrafo ganha prêmio internacional com imagens publicadas no UOL
Com imagens publicadas no UOL, o fotógrafo André Porto ganhou o prêmio internacional Chromatic Awards na categoria "Cultura", na qual obteve o primeiro lugar, e uma menção honrosa em "Fotojornalismo". O Chromatic Awards é uma premiação anual voltada à fotografia colorida. Ao todo, são 20 categorias.
O prêmio na categoria Cultura foi dado à imagem da reportagem "Guerreiras em marcha: Mulheres indígenas ocupam Brasília e pedem direitos", da repórter Mara Barreto Sinhosewawe Xavante, publicada em Ecoa em 17 de setembro.
A imagem (acima) registra a 2ª Marcha das Mulheres Indígenas, que ocupou Brasília entre os dias 7 e 10 de setembro, para lutar pelos direitos das populações indígenas.
Já a Menção Honrosa na categoria Fotojornalismo é de uma imagem publicada na reportagem "Entre a cruz e a espada: Sem estrutura sanitária e financeira, moradores de favela de SP se arriscam contra a pandemia e a fome", do repórter Luís Adorno, publicada em Notícias em 22 de março.
A reportagem trata o cotidiano do Jardim Peri, comunidade da zona norte de São Paulo, durante o auge da pandemia de covid-19 no Brasil. No período de maior restrição de circulação no estado, o texto narra as dificuldades enfrentadas por seus moradores para não passar fome.
A imagem premiada mostra o pedreiro Roberto Pereira da Silva, 54, que, mesmo com dificuldade de locomoção e a pandemia, trabalhava na construção de casas na região.
Formado em arquitetura e urbanismo, Porto é fotógrafo independente há mais de 20 anos e colaborador do UOL. Ele já ganhou o prêmio de Foto do Ano pelo jornal Folha de S.Paulo e Menção Honrosa no Prêmio Vladmir Herzog.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.