PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Mídia e Marketing

Fotógrafo ganha prêmio internacional com imagens publicadas no UOL

II Marcha Nacional das Mulheres Indígenas - Andre Porto/UOL
II Marcha Nacional das Mulheres Indígenas Imagem: Andre Porto/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/12/2021 13h48Atualizada em 21/12/2021 18h29

Com imagens publicadas no UOL, o fotógrafo André Porto ganhou o prêmio internacional Chromatic Awards na categoria "Cultura", na qual obteve o primeiro lugar, e uma menção honrosa em "Fotojornalismo". O Chromatic Awards é uma premiação anual voltada à fotografia colorida. Ao todo, são 20 categorias.

O prêmio na categoria Cultura foi dado à imagem da reportagem "Guerreiras em marcha: Mulheres indígenas ocupam Brasília e pedem direitos", da repórter Mara Barreto Sinhosewawe Xavante, publicada em Ecoa em 17 de setembro.

A imagem (acima) registra a 2ª Marcha das Mulheres Indígenas, que ocupou Brasília entre os dias 7 e 10 de setembro, para lutar pelos direitos das populações indígenas.

Já a Menção Honrosa na categoria Fotojornalismo é de uma imagem publicada na reportagem "Entre a cruz e a espada: Sem estrutura sanitária e financeira, moradores de favela de SP se arriscam contra a pandemia e a fome", do repórter Luís Adorno, publicada em Notícias em 22 de março.

Roberto Pereira da Silva, pedreiro, em construção de casa no Jardim Peri, zona norte de São Paulo - Andre Porto/UOL - Andre Porto/UOL
Roberto Pereira da Silva, pedreiro, em construção de casa no Jardim Peri, zona norte de São Paulo
Imagem: Andre Porto/UOL

A reportagem trata o cotidiano do Jardim Peri, comunidade da zona norte de São Paulo, durante o auge da pandemia de covid-19 no Brasil. No período de maior restrição de circulação no estado, o texto narra as dificuldades enfrentadas por seus moradores para não passar fome.

A imagem premiada mostra o pedreiro Roberto Pereira da Silva, 54, que, mesmo com dificuldade de locomoção e a pandemia, trabalhava na construção de casas na região.

Formado em arquitetura e urbanismo, Porto é fotógrafo independente há mais de 20 anos e colaborador do UOL. Ele já ganhou o prêmio de Foto do Ano pelo jornal Folha de S.Paulo e Menção Honrosa no Prêmio Vladmir Herzog.

PUBLICIDADE

Mídia e Marketing