IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL estreia série sobre bastidores de reality shows no Brasil

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 04h00

Bastidores, causos e histórias curiosas sobre a produção de reality shows no Brasil: este é o ponto de partida do documentário "Realities: o Brasil na TV", que estreia nesta quarta-feira (26), no UOL.

Desde que desembarcaram no Brasil, há 20 anos, os realities mudaram a forma como o público consome entretenimento. Mas o que acontece por trás das câmeras na produção de programas como Big Brother Brasil, A Fazenda e No Limite?

Zeca Camargo, Supla, Alexandre Frota, Ana Paula Renault, Kerline, Paula Amorim e outros ex-participantes respondem a esta pergunta na série criada por Splash, em parceria com MOV.doc, selo de documentários de MOV, a produtora de vídeos do UOL.

Em "Quando tudo era mato", os entrevistados contam curiosidades sobre o surgimento dos programas de confinamento. Como lembra Zeca Camargo, apresentador da primeira edição de 'No Limite':

"A gente brinca que era a "Era da Inocência". A gente não tinha noção do que seria, se daria certo e nem como funcionaria uma dinâmica dessa. Começamos a rabiscar no papel. Quantas pessoas seriam? Quantos episódios? O que seria uma eliminação?"

Em "Teste de Elenco", produtores contam os bastidores da escolha do casting e questionam por que até hoje famosos e anônimos querem tanto participar de um programa do gênero. O último episódio, "Pode isso, produção?", tenta desvendar se existe manipulação nas edições do programa e quais são as táticas da produção para atrair audiência.

"Um dia o Silvio Santos me disse que não gostava desse tipo de programa porque não dava pra saber o que ia acontecer. E é justamente isso. O reality show é um tipo de programa que quem faz assiste junto", conta Rodrigo Carelli, diretor da Casa dos Artistas e de A Fazenda.

A série também conta com depoimentos de Elaine Melo (vencedora do primeiro No Limite), Chico Barney (colunista do UOL), Nani Freitas (CEO da Endemol Shine Brasil), Adriana Dida Silva (VP e Diretora geral da Produtora Floresta), e Ale Placeres (editor de reality show).

A série "Realities: o Brasil na TV" faz parte de uma sequência de produções de MOV sobre o gênero, que, até então, tinha como foco o programa Big Brother Brasil. Em 2021, o documentário "BBB - Casos de Polícia" discutiu incidentes de machismo, violência de gênero, racismo e homofobia que aconteceram dentro da casa. E teve uma repercussão à altura da fama do Big Brother, com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

Em 2020, o documentário "O Lado B do BBB" falou sobre os altos e baixos de participar de um reality, contando com mais de 1,6 milhão de views no YouTube e mais de 1 milhão no Facebook.

"Realities: o Brasil na TV"

O que: documentário em três episódios
Onde: YouTube de MOV.doc e Splash
Quando: estreia 26 de janeiro, um episódio por dia