IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eletrobras pode ter privatização suspensa após erro bilionário, diz jornal

O TCU identificou uma falha relacionada à potência das usinas hidrelétricas nos estudos para privatização da Eletrobras - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O TCU identificou uma falha relacionada à potência das usinas hidrelétricas nos estudos para privatização da Eletrobras Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Colaboração para o UOL

02/02/2022 15h26Atualizada em 02/02/2022 17h20

A privatização da Eletrobras, holding com várias empresas do setor elétrico brasileiro, pode ser suspensa após um erro nos estudos técnicos. A falha teria levado o valor da outorga a ficar menor do que deveria. A outorga é o que os compradores precisam pagar para levar a empresa estatal.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o gabinete do ministro Vital do Rêgo, do TCU (Tribunal de Contas da União), identificou uma falha metodológica relacionada à potência das usinas hidrelétricas da Eletrobras, o que influenciou no valor final da outorga. O erro mudaria em bilhões de reais o montante a ser pago.

O valor correto só será conhecido quando Vital devolver o processo ao plenário do TCU, o que deve ocorrer entre o fim deste mês e o começo de março. Ele pediu vista do caso na última sessão do ano passado, quando o relator, ministro Aroldo Cedraz, apresentou seu voto com uma série de ressalvas, entre as quais o próprio valor da outorga, definido em R$ 23,2 bilhões.

Segundo a reportagem, o governo federal pretendia realizar neste ano a privatização da estatal, mas o calendário eleitoral e os entraves no TCU ameaçam o cumprimento do cronograma. Anunciado na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), o processo de capitalização da Eletrobras está em tramitação no tribunal desde 2018.

Guedes otimista

Na última sexta-feira (28), o ministro da Economia, Paulo Guedes, elencou as próximas estatais que devem ser privatizadas. "O Senado deve retomar a agenda e aprovar a privatização dos Correios", previu. "Os Correios e a Eletrobras estão na pista para a privatização", continuou.

Ele também acredita que, na volta dos trabalhos, os senadores devam reavaliar a criação de programas sociais, como o BIP e o BIQ, ainda este ano. A matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. O Congresso voltou aos trabalhos hoje.