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Clientes do Itaú apontam depósitos e saques com erro; app e site saem do ar

Usuários relatam problemas na conta bancária nesta quinta-feira  - Kevin David / A7 Press / Folhapress
Usuários relatam problemas na conta bancária nesta quinta-feira Imagem: Kevin David / A7 Press / Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 11h22Atualizada em 03/03/2022 21h24

Clientes do Itaú têm relatado nas redes sociais problemas em seus extratos bancários nesta quinta-feira (3). O aplicativo e o site do banco também saíram do ar. Segundo a instituição, a origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários. Ao todo, o Itaú tem mais de 56 milhões de correntistas, segundo o relatório mais recente do banco, de 2020.

Alguns usuários afirmam que estão sem saldo, enquanto outros declaram que foram feitos saques não identificados. Há relatos também de entrada de dinheiro não especificado, pagamentos realizados que retornaram às contas e de impossibilidade de acesso até mesmo em caixas eletrônicos.

Após relatarem o problema, os clientes dizem que não conseguem acessar suas contas pelo aplicativo ou site do banco. O app do Itaú exibe uma mensagem que diz "estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde" (veja abaixo).

"Estamos melhorando nossos serviços", diz a mensagem que aparece no app do Itaú - Reprodução - Reprodução
Usuários não conseguem acessar o app do Itaú: "Estamos melhorando nossos serviços", diz a mensagem
Imagem: Reprodução

O que diz o Itaú

Em nota enviada ao UOL, o Itaú conta que o erro ocorreu por causa de um atraso no processamento de dados bancários.

"O Itaú Unibanco informa que está atuando intensamente para solucionar a inconsistência de informações verificada no extrato e saldo das contas correntes de parte de seus clientes nesta quinta-feira (3). A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível", destaca.

O Itaú não informou à reportagem quantos clientes foram afetados e não esclareceu se há também falha de acesso em caixas eletrônicos ou no sistema da agência bancária.

Depois, no fim da noite de hoje, o banco informou que "os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos". O acesso via canais digitais, porém, "está sendo liberado gradativamente".

"A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno", diz a nota do Itaú.

Nas redes sociais, clientes relatam filas em pontos de atendimento.

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