PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

BBF e Vibra vão produzir combustível para aviões com óleo de palma

BBF e Vibra vão produzir combustível para aviões com óleo de palma - Divulgação
BBF e Vibra vão produzir combustível para aviões com óleo de palma Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

13/04/2022 19h01

A distribuidora de combustíveis Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) e a Brasil Biofuels anunciaram hoje a produção e a comercialização de combustível para aviões a partir do óleo de palma.

O Combustível Sustentável de Aviação, SAF, vai ser produzido na biorrefinaria da BBF, a ser construída em Manaus. O investimento inicial da empresa é de cerca de R$ 2 bilhõese deve ser disponibilizado ao mercado brasileiro, juntamente com o HVO (sigla do óleo vegetal hidratado ou diesel verde, em inglês), entre 2025 e 2026.

A produção de biocombustível para aviões nessa escala é inédita no Brasil, e esse tipo de combustível usado a partir de fontes renováveis é produzido somente na Europa e nos Estados Unidos, por enquanto.

A Vibra terá exclusividade de 5 anos na produção do combustível sem o uso de aporte financeiro. Ainda sim, pode ser renovado por mais 5.

O principal objetivo é a descarbonização e pode haver um crescimento na demanda, já que companhias aéreas podem usar esse tipo de combustível para reduzir a emissão do gás carbônico.

De início, a SAF será misturada aos combustíveis normais para aviões (QAV). Porém, a expectativa é que se torne, no futuro, a maior parte do produto.

O assunto dos combustíveis é um dos mais discutidos atualmente. A gasolina usada para carros e motos, por exemplo, teve a maior alta em dois anos, avaliou o Valecard. Além disso, o valor da gasolina impulsiona, também, o preço de outros combustíveis.