Reportagem de Ecoa sobre educação vence Prêmio Paulo Freire de Jornalismo
A batalha de um diretor de escola em Sergipe para evitar a evasão de alunos rendeu a Ecoa a primeira colocação no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo 2022, em cerimônia realizada ontem (18), em Brasília (DF).
A reportagem "Escola em Sergipe combate evasão com busca ativa feita por alunos e diretor", de autoria de Ana Prado, foi a vencedora na categoria Webjornalismo na premiação anual organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Nesta edição, foram consideradas produções jornalísticas com o tema "Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais".
A reportagem vencedora conta a história de Almir Pinto, diretor do Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo, na cidade de Santa Rosa de Lima (SE), e os desafios e soluções encontradas por ele para reverter a evasão que chegava a 43% na escola. A história também foi tema de episódio no podcast Trago Boas Notícias, primeira produção original do Spotify em parceria com o UOL.
O UOL também saiu vencedor na categoria Fotojornalismo, com o trabalho do fotógrafo Lucas Landau para a reportagem "Madrugada de estudos", que teve texto assinado pela repórter Marcela Lemos.
A Comissão Julgadora inclui professores de comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), bem como representantes da Unesco no Brasil.
Assista à cerimônia abaixo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.