Topo

Quem é Caio Mario Paes de Andrade, indicado à presidência da Petrobras

Caio Mario Paes de Andrade, indicado para a presidência da Petrobras Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Beatriz Gomes

Do UOL, em São Paulo

23/05/2022 23h03Atualizada em 10/06/2022 11h08

O Ministério de Minas e Energia confirmou na quinta-feira (9) o comunicador Caio Mario Paes de Andrade como indicado ao cargo de presidente da Petrobras. Seu nome ainda precisa ser aprovado em assembleia.

O processo tem sido considerado lento pelo governo federal, que tem pressa para mudar o comando da empresa em meio à escalada no preço dos combustíveis. O nome de Andrade havia sido anunciado há mais de duas semanas. Nesta quinta (9), ele foi incluído em uma nota oficial do governo sobre indicações para o conselho e comando da empresa.

A troca na Petrobras foi decidida no final de maio, apenas 40 dias após José Mauro Ferreira Coelho tomar posse do cargo.

Andrade é o atual secretário especial Desburocratização, Gestão e Governo Digital, ligado ao Ministério da Economia de Paulo Guedes, e responsável pela plataforma do governo (gov.br). Ele é membro dos conselhos de administração da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da PPSA (Pré-Sal Petróleo).

Esta é a terceira troca na chefia da Petrobras durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A empresa já foi presidida também por Roberto Castello Branco e pelo general Joaquim Silva e Luna.

Sem experiência no setor

De acordo com seu perfil no LinkedIn, Caio Mario Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Unip (Universidade Paulista) e fez pós-graduação em Administração e Gestão pela Universidade de Harvard (1992-1993), nos Estados Unidos. Ele também é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Duke (1997-1998), também nos EUA.

O secretário é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer e, em 2019, deixou a iniciativa privada e mudou para a área pública. Ele também atuou como presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa pública de tecnologia da informação, até agosto de 2020, quando saiu para assumir o atual cargo.

Andrade ainda é próximo ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do presidente, e tem avaliação positiva no governo pela implantação da plataforma gov.br. Porém, ele não tem experiência na área de petróleo e gás, e as regras de governança exigem experiência de 10 anos no setor.

Em abril, Guedes defendeu a escolha de um nome para a estatal que trabalhe para desverticalizar a cadeia produtiva do mercado de combustíveis no país e privatizar a empresa.

Condecorado por Bolsonaro

Andrade também foi condecorado por Bolsonaro na qualidade de Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, no grau de grande oficial, no final de novembro de 2021. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) e também assinada por Carlos Alberto Franco França, ministro das Relações Exteriores.

Na mesma ocasião, Bolsonaro ainda condecorou sua esposa, a primeira-dama Michelle, e aliados políticos e ministros, como o da Saúde, Marcelo Queiroga, e o da Justiça, Anderson Torres, além do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Segundo consta no regulamento de entrega da medalha, o objetivo da homenagem é "galardoar as pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais, se tenham tornado merecedoras dessa distinção". Cabe ao Conselho da Ordem de Rio Branco aprovar ou rejeitar as propostas que lhe forem encaminhadas.

Fazem parte desse conselho: o presidente da República, ministro de Estado das Relações Exteriores, ministro-chefe da Casa Civil, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, entre outros.

Andrade agradeceu a condecoração do presidente em seu perfil no Instagram.

"Fico muito honrado em ser condecorado pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro com a insígnia da Ordem de Rio Branco. Agradeço ao Presidente pela confiança e reconhecimento do nosso trabalho, e também ao Embaixador Carlos França, nosso Ministro das Relações Exteriores. Juntos faremos um Brasil melhor para as futuras gerações", escreveu na ocasião.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem é Caio Mario Paes de Andrade, indicado à presidência da Petrobras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia