IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo site oficial da Lupa é lançado no UOL

Natália Leal, diretora-executiva da Lupa - Divulgação
Natália Leal, diretora-executiva da Lupa Imagem: Divulgação

Do UOL

02/06/2022 06h00

O novo site da Lupa, a primeira agência especializada em checagem de notícias no Brasil, acaba de estrear no UOL. Agora, os visitantes do UOL passam a contar com o conteúdo integral publicado pelos jornalistas da Lupa a partir de links em páginas, redes sociais e na própria homepage do portal.

"A parceria nos permite estar no maior portal de conteúdo do país, atingindo uma audiência interessada em informação jornalística, verificada e de qualidade. Assim como a Lupa, o UOL valoriza a checagem de fatos e o trabalho de verificação. Com isso, nossos valores se alinham para levar ao público informação que ajuda nas tomadas de decisão diárias, que desenvolve o pensamento crítico e contribui para uma sociedade que valoriza e acredita nos fatos", afirma Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.

Fundada em 2015, a Lupa iniciou sua trajetória como a primeira agência de notícias especializada em fact-checking no Brasil. Em cinco anos de atuação, expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos, tornando-se um hub no combate à desinformação.

Atualmente, a agência tem duas frentes de atuação: Lupa Jornalismo, com reportagens, checagens, verificações e conteúdos especiais, e Lupa Educação, com oficinas, treinamentos, palestras, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas.

"A parceria com a Lupa é muito importante dentro de nossa estratégia de aumentar o volume de checagens de notícias. É uma medida que considero fundamental para ao mesmo tempo minimizar o impacto da desinformação e para alertar o público a não acreditar em tudo o que recebe, lê ou vê", diz Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do UOL.

Em fevereiro deste ano, o UOL passou a fazer parte da IFCN (International Fact-Checking Network), rede mundial de checadores. A adesão foi aprovada pela entidade após uma análise que verificou o compromisso do UOL Confere com o apartidarismo e a transparência.

Visite o novo site oficial da Agência Lupa em: https://lupa.uol.com.br