IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro: 'Privatização da Petrobras dificilmente vai para frente'

Jair Bolsonaro disse em entrevista que Adolfo Sachsida tenta mudar toda a Petrobras, mas há muita burocracia - Gabriela Biló/Folhapress
Jair Bolsonaro disse em entrevista que Adolfo Sachsida tenta mudar toda a Petrobras, mas há muita burocracia Imagem: Gabriela Biló/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

06/06/2022 10h35Atualizada em 06/06/2022 18h34

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar sobre a Petrobras hoje em entrevista à TV Terraviva, repetindo seu discurso de que a empresa tem "uma ganância enorme". O presidente, porém, negou que a Petrobras será negociada.

"Olha, a privatização da Petrobras é muito difícil. Conversei com o ministro de Minas e Energia, ele tem essa intenção... Deu o pontapé inicial, mas dificilmente vai para frente isso", disse Bolsonaro, que afirmou que esse processo demoraria pelo menos quatro anos.

A Petrobras ganhou, na semana passada, a recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o governo incluir a companhia na lista de estudos de uma possível privatização.

Bolsonaro costuma alegar que a margem de lucro da petrolífera é "exagerado" e que esse é o motivo para os preços dos combustíveis estarem tão elevados. Quando usa esse argumento, o presidente omite que a própria União é a maior acionista da companhia.

Com isso, quando a Petrobras lucra, o caixa da União engorda. O lucro recorde da petroleira no ano passado rendeu mais de R$ 37 bilhões ao Tesouro Nacional.

Sachsida 'quer mudar toda a Petrobras'

Na mesma entrevista, Bolsonaro confirmou que trocou o ministro de Minas e Energia com o objetivo de tentar mudar a Petrobras. Segundo ele, Adolfo Sachsida quer promover mudanças, mas há muita burocracia.

Estamos tentando mudar. Mudou o ministro de Minas e Energia, que quer mudar agora também toda a Petrobras. Mas há uma dificuldade. Reunião de conselho, uma burocracia enorme e demora isso daí.
Jair Bolsonaro