IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-presidente diz que Eletrobras voltará aos leilões com privatização

Wilson Ferreira Júnior, ex-presidente da Eletrobras - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Wilson Ferreira Júnior, ex-presidente da Eletrobras Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 21h20

O ex-presidente da Eletrobras Wilson Ferreira Júnior disse que a privatização da estatal possibilitará a volta aos leilões do setor. Wilson ficou à frente da empresa entre 2016 e 2021.

"A Eletrobras não participava dos leilões do setor porque não tinha capacidade financeira para investir. Agora, com a privatização, vai poder voltar a participar. Isso, sem dúvidas, vai aumentar a competição nos leilões e será bom para o consumidor", disse, em entrevista à revista Veja.

A Eletrobras é uma companhia que tem 30% da capacidade de geração de energia e um pouco menos de 40% das linhas de transmissão do país. Toda a expansão do sistema elétrico brasileiro é feita por leilão, onde a Eletrobras não participa desde 2015
Wilson Ferreira Júnior, ex-presidente da Eletrobras

Agora no comando da Vibra Energia, o engenheiro acredita que a privatização será benéfica para o mercado e para o país, porque trará novos investimentos. Segundo Wilson, a infraestrutura é uma área "na qual o mundo carece e a Eletrobras é gigante nesse sentido" por ser uma das maiores empresas de energia renovável do mundo.

Além disso, o ex-presidente da estatal disse que "não faz sentido" a apreensão com a falta de energia no país por conta da privatização porque "houve investimento nas térmicas, nas eólicas e nas solares, que chegaram com a força do investimento privado".