IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congelamento de preços: ex-aliado, Weintraub compara Bolsonaro a Sarney

Montagem Bolsonaro e Sarney - UOL
Montagem Bolsonaro e Sarney Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 13h19

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB-SP), pré-candidato ao governo de São Paulo, postou montagem nas redes sociais na qual compara o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ex-presidente José Sarney.

"Congelamento? Golpe de mestre", escreveu ele, acompanhado de uma montagem em que Bolsonaro aparece com bigode semelhante ao de Sarney.

A montagem foi publicada depois de fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, que defendeu durante evento o congelamento de preços dos produtos da cesta básica nos supermercados até o próximo ano. A declaração ocorreu no mesmo dia da divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que acumula alta de 11,73% em 12 meses.

"Nova tabela de preços, só em 2023. Vamos parar de aumentar aí, dois, três meses. Nós estamos em uma hora decisiva para o Brasil", afirmou o ministro. As eleições serão realizadas em outubro, daqui a quatro meses.

Em 1986, quando Sarney estava na Presidência, o Brasil vivia a época da hiperinflação, com a elevação dos preços fechando aquele ano em 235%.

Uma das soluções encontradas pela equipe econômica formada por Sarney encontrava-se no "Plano Cruzado", anunciado em fevereiro daquele ano, cujas principais medidas eram: substituição da moeda corrente do país, do cruzeiro para o cruzado; gatilho salarial e o congelamento de preços.