IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gilberto Gil: projeto 'Origens' traz especial em vídeo com cantor e família

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 03h59

O cantor Gilberto Gil, sua esposa, Flora Gil, e os filhos Nara, Bela e José participam de um vídeo da série "Origens", lançado nesta quarta-feira (22). Com uma série de entrevistas, o especial "Origens: A música no DNA da família Gil" retrata a ancestralidade, a cultura negra e como a música surgiu e se perpetuou por várias gerações entre os Gil. Os cinco integrantes da família fizeram o teste de DNA, que mostra suas origens geográficas, e contam também quais foram suas reflexões após conhecerem os resultados.

Confira acima ou assista no Youtube de MOV.doc.

O especial em vídeo é produzido por MOV.doc, selo de documentários do UOL, em parceria com ECOA, a plataforma por um mundo melhor do UOL, e o Núcleo de Diversidade.

Além disso, "Origens" terá também quatro reportagens em texto nos próximos dias, que se aprofundam nas conversas com os entrevistados. Na reportagem de quarta-feira (22), Gil conta como conhecer a África mudou sua música. Nos dias seguintes, Nara fala sobre ser a inspiração para a canção "Toda Menina Baiana", Bela revela a influência da música do pai em sua culinária e José conta como é seguir a mesma profissão de um pai, considerado genial naquilo que faz.

O projeto "Origens" já teve outras publicações. Na primeira temporada, publicada entre abril e maio de 2021, teve 1 documentário, 1 reportagem especial e 20 perfis. Como parte da população negra desconhece de onde vieram seus antepassados, o UOL distribuiu a 20 personalidades negras do Brasil testes de DNA de ancestralidade genética. Durante 9 meses, a reportagem colheu o relato de Péricles, Maju Coutinho, Fernando Holiday, Adriana Barbosa, Babu Santana, Eliana Alves Cruz, Nina Silva, MC Carol, Juliana Alves, Rincon Sapiência, Alê Santos, Yuri Marçal, Aline Midlej, Lisiane Lemos, Paula Lima, Conceição Evaristo, Daiane dos Santos, Thaíde, Aranha e Kenia Maria.

A segunda temporada foi publicada entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. Envolveu o evento semipresencial "Origens - Nossos Passos Vêm de Longe: Um resgate histórico da construção de ideias de pessoas negras", com as presenças de Zezé Motta e Jurema Werneck, entre outros convidados, além de conteúdos especiais.

A reportagem "Família Grande" conta a história de centenas de quilombolas no Vale do Ribeira que, por terem seus DNAs mapeados, descobriram laços de parentesco entre si. A série "Cabeças negras por trás da consciência" contou as histórias de vida de 10 militantes históricos do movimento negro, como Miltão e Nilma Bentes, que, com sua luta, promoveram ações de inclusão. Na série "Origens em família", Ecoa distribuiu testes de DNA a três famílias para que elas descobrissem e discutissem juntas suas raízes. Participaram Érika Hilton e seu namorado, Gabriel Lodi; Benedita da Silva e Antônio Pitanga; e o clã de Carlinhos Brown.