PUBLICIDADE
IPCA
0,67 Jun.2022
Topo

Mídia e Marketing

Brasil fecha Cannes Lions com 70 troféus; veja campanhas mais premiadas

"Cabelo Cremoso", da Brahma, foi o mais premiado - Reprodução
"Cabelo Cremoso", da Brahma, foi o mais premiado Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/06/2022 04h00Atualizada em 25/06/2022 16h07

O Brasil fechou sua participação no Cannes Lions, festival de publicidade mais importante do mundo, com 70 troféus - ou "leões", como os prêmios são conhecidos. Foram 10 de ouro, 24 de prata e 36 de bronze.

A performance deste ano foi um pouco superior se comparada à do ano passado, quando as empresas brasileiras 67 troféus. A diferença é que, ao contrário de 2021, este ano nenhuma campanha brasileira ficou com um "Grand Prix", o prêmio máximo de cada categoria. Em 2021, foram 3.

Pela segunda vez consecutiva, a Africa foi a agência brasileira mais premiada: foram 15 troféus, contra 11 das agências VMLY&R e Gut São Paulo.

As ações publicitárias brasileiras mais premiadas foram:

1. "Cabelo Cremoso", da agência Africa, para a Brahma, com 7 leões (1 ouro, 4 pratas e 2 bronzes)

2. "Los Santos +3°C", da VMLY&R para Greenpeace, com 6 leões (2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)

3. "Burguer Glitch", da David São Paulo para o Burger King, com 5 leões (2 ouros, 1 pratas e 2 bronze)

4. "Jatobá refugiado", da Africa para a ONG Climate Reality, com 5 troféus (1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes)

5. "#VozPreta", da FCB Brasil para a Revista Raça, com 5 leões (1 prata e 4 bronzes)

As empresas brasileiras inscreveram 1.930 trabalhos nas 29 categorias do festival. O Brasil foi o terceiro país com mais campanhas inscritas, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.

Em uma das categorias mais esperadas, "Film", o Brasil ficou apenas com 2 leões de bronze, para os comerciais "Novas fadas", da agência Wieden Kennedy SP para a Nike, e "Novos Beijos Icônicos", da agência Gut São Paulo para o Mercado Livre.

Entre as 29 categorias, a que rendeu mais troféus para o Brasil foi a de marketing direto, com 10 troféus, sendo 6 de prata e 4 de bronze.

Anunciante do ano

O Burger King foi eleito, pela 3ª vez consecutiva, o "anunciante do ano" do festival. A rede de lanchonetes ganhou 24 troféus no evento, com 11 campanhas diferentes. O Burger King Brasil foi o país que teve o maior número de peças premiadas: 4 campanhas diferentes ganharam 8 leões.

Mídia e Marketing