Brasil fecha Cannes Lions com 70 troféus; veja campanhas mais premiadas
O Brasil fechou sua participação no Cannes Lions, festival de publicidade mais importante do mundo, com 70 troféus - ou "leões", como os prêmios são conhecidos. Foram 10 de ouro, 24 de prata e 36 de bronze.
A performance deste ano foi um pouco superior se comparada à do ano passado, quando as empresas brasileiras 67 troféus. A diferença é que, ao contrário de 2021, este ano nenhuma campanha brasileira ficou com um "Grand Prix", o prêmio máximo de cada categoria. Em 2021, foram 3.
Pela segunda vez consecutiva, a Africa foi a agência brasileira mais premiada: foram 15 troféus, contra 11 das agências VMLY&R e Gut São Paulo.
As ações publicitárias brasileiras mais premiadas foram:
1. "Cabelo Cremoso", da agência Africa, para a Brahma, com 7 leões (1 ouro, 4 pratas e 2 bronzes)
2. "Los Santos +3°C", da VMLY&R para Greenpeace, com 6 leões (2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)
3. "Burguer Glitch", da David São Paulo para o Burger King, com 5 leões (2 ouros, 1 pratas e 2 bronze)
4. "Jatobá refugiado", da Africa para a ONG Climate Reality, com 5 troféus (1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes)
5. "#VozPreta", da FCB Brasil para a Revista Raça, com 5 leões (1 prata e 4 bronzes)
As empresas brasileiras inscreveram 1.930 trabalhos nas 29 categorias do festival. O Brasil foi o terceiro país com mais campanhas inscritas, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.
Em uma das categorias mais esperadas, "Film", o Brasil ficou apenas com 2 leões de bronze, para os comerciais "Novas fadas", da agência Wieden Kennedy SP para a Nike, e "Novos Beijos Icônicos", da agência Gut São Paulo para o Mercado Livre.
Entre as 29 categorias, a que rendeu mais troféus para o Brasil foi a de marketing direto, com 10 troféus, sendo 6 de prata e 4 de bronze.
Anunciante do ano
O Burger King foi eleito, pela 3ª vez consecutiva, o "anunciante do ano" do festival. A rede de lanchonetes ganhou 24 troféus no evento, com 11 campanhas diferentes. O Burger King Brasil foi o país que teve o maior número de peças premiadas: 4 campanhas diferentes ganharam 8 leões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.