PUBLICIDADE
IPCA
0,67 Jun.2022
Topo

Site da Ricardo Eletro sai do ar após Justiça manter falência da empresa

A empresa Ricardo Eletro está em recuperação judicial desde agosto de 2020 - Reprodução/Ricardo Eletro
A empresa Ricardo Eletro está em recuperação judicial desde agosto de 2020 Imagem: Reprodução/Ricardo Eletro

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 17h09Atualizada em 28/07/2022 18h09

O site da Ricardo Eletro saiu do ar nesta semana. A página, que atualmente é o único canal de vendas da empresa que chegou a ter 1.200 lojas físicas, está indisponível depois que o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a decretação de falência do Grupo Máquina de Vendas, dono da marca Ricardo Eletro.

Em comunicado publicado no site, a Ricardo Eletro diz que a decisão da Justiça ainda está "sujeita a recurso" e que nenhum cliente terá prejuízos. A empresa ainda pode recorrer da decisão na presidência do TJSP e no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"Nenhum consumidor será afetado: todos receberão suas compras normalmente, sem nenhum prejuízo ou atraso", informa o comunicado.

Em 21 de julho, o relator do processo, desembargador Maurício Pessoa, negou recurso da Ricardo Eletro contra a decretação da falência da empresa. Ele citou a fragilidade da fundamentação recursal e a relutância da companhia em aceitar a determinação judicial.

A Ricardo Eletro entrou em recuperação judicial em agosto de 2020 e acumula mais de R$ 6 bilhões de dívidas com credores. Os bancos Santander, Itaú e Bradesco pediram a falência da empresa. Ex-funcionários também cobram na Justiça direitos trabalhistas que alegam nunca terem sido pagos, como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e rescisão contratual.

O fundador da empresa, Ricardo Nunes, deixou o negócio e hoje atua como coach de empreendedorismo. Pedro Bianchi, do fundo Starboard, é CEO da Ricardo Eletro desde janeiro de 2020.

Procurada pelo UOL, a Ricardo Eletro repetiu que os pedidos serão entregues sem atrasos. "Nenhum consumidor foi afetado, porque 100% das entregas estavam e serão feitas dentro do prazo."

A Ricardo Eletro colocou à disposição o telefone (11) 4935-2364 para atendimento ao consumidor. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 22h, com exceção de feriados nacionais, informa a empresa.