Arábia Saudita terá prédio de 170km de extensão para 9 milhões de moradores
A Arábia Saudita anunciou que a cidade planejada de Neom, no deserto do país, terá um prédio com 170 quilômetros de extensão, 500 metros de altura, 200 metros de largura, e capacidade para comportar até nove milhões de moradores.
A mega construção, anunciada em 2017, mas que ainda não saiu do papel, custará cerca de US$ 500 bilhões (o equivalente a cerca de R$ 2,6 trilhões), e é idealizada pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, que trata a construção gigantesca como "sua pirâmide".
De acordo com informações repassadas pelo príncipe, a cidade planejada é um "empreendimento urbano positivo em carbono, movido a energia 100% limpa". Os cerca de nove milhões de futuros habitantes residirão em uma área de 34 quilômetros quadrados, pois a ideia é comportar grande contingente em uma área "relativamente pequena", de forma a preservar o meio ambiente.
A habitação terá alta tecnologia como, por exemplo, semeadura de nuvens, lua artificial e até uma gaiola para luta de robôs.
O projeto consiste na construção de dois edifícios paralelos, conectados entre si por passarelas e divididos em bairros. Como não serão permitidos carros, os moradores poderão se locomover por "um trem de alta velocidade". Por fim, a cidade planejada contará com um estádio "até 300 metros acima do solo".
De acordo com informações do The Verge, embora ainda não tenha saído do papel, a construção já causa polêmica e é alvo de críticas porque forçou a saída de tribos locais da região da futura obra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.