IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pouso no gelo, pista na areia e mais: veja 7 aeroportos bizarros pelo mundo

Aeronave Airbus A321neo da Wizz Air pousando em ilha na Grécia - Reprodução/Youtube
Aeronave Airbus A321neo da Wizz Air pousando em ilha na Grécia Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 07h24Atualizada em 12/08/2022 14h19

Um vídeo de uma aterrizagem de um avião Airbus A321neo da Wizz Air chamou atenção na última semana por ser considerado "o pouso mais baixo de todos os tempos". A cena foi gravada no aeroporto da ilha de Skiathos, na Grécia, um local famoso por ter a cabeceira muito próxima ao mar, fazendo com que os aviões passem a poucos metros de pedestres.

Apesar de surpreender muitas pessoas, o aeroporto grego não é o único que tem uma estrutura pra lá de inusitada. Confira outros setes aeroportos que dão o que falar!

Aeroporto de Barra

aero - Wikipedia/Creative Commons  - Wikipedia/Creative Commons
Placa pede para que pedestres fiquem longe da praia quando o aeroporto está funcionando
Imagem: Wikipedia/Creative Commons

Localizado na baía de Traigh Mhòr, na ponta norte da ilha de Barra, nas Novas Hébridas, Escócia, o Aeroporto de Barra tem uma estrutura diferente de todos os aeroportos do mundo. O motivo? A pista de pouso e decolagem fica na areia, já que toda a estrutura está localizada em uma praia.

A operação depende do nível da maré e voos de emergência operam ocasionalmente à noite — mas o local não opera regularmente com voos noturnos.

Pistas de gelo da Antártida

aeroporto - Reprodução/Fluggblog - Reprodução/Fluggblog
Avião da companhia aérea Icelandair chegando na Antártida
Imagem: Reprodução/Fluggblog

Não é apenas na areia que pousos e decolagens impressionam. O "Troll Airfield" é uma das cinco pistas no polo sul que podem acomodar aeronaves de grande porte. Em março de 2021, a pista recebeu um voo da da companhia aérea Icelandair, da Islândia.

Ao todo, segundo o Instituto Norueguês Polar, há cinco pistas no continente e as operações não são muito comuns.

Aeroporto Internacional de Kansai

aero - Wikipedia/Creative Commons - Wikipedia/Creative Commons
O aeroporto é considerado o primeiro flutuante do mundo
Imagem: Wikipedia/Creative Commons

Localizado a quase 5 km da costa de Osaka, o Aeroporto Internacional de Kansai, no Japão é considerado o primeiro aeroporto flutuante do mundo. Ao todo, ele possui cerca de 10,55 km².

Ele foi inaugurado em 4 de setembro de 1994 com o intuito de escoar a superlotação no Aeroporto Internacional de Osaka. Em 2020, ele recebeu os prêmios por melhor equipe de aeroporto na Ásia, melhor equipe de aeroporto do mundo e melhor aeroporto do mundo para entrega de bagagem.

Aeroporto de Gibraltar

aero - Wikipedia/Creative Commons - Wikipedia/Creative Commons
Avenida cruza aeroporto e tem que ser fechada quando há operação
Imagem: Wikipedia/Creative Commons

Localizado no território do Reino Unido de Gibraltar, este aeroporto poderia ser considerado igual a outro qualquer — se não fosse por um detalhe: a Avenida Winston Churchill, a principal da cidade, cruza a pista do aeroporto e, consequentemente, deve ser fechada toda vez que há operação.

Por esse fato inusitado, o programa Most Extreme Airports, do History Channel, já chegou a colocá-lo entre os mais "extremos" do mundo.

Altiporto de Courchevel

aero - Wikipedia/Creative Commons - Wikipedia/Creative Commons
Altiporto de Courchevel não tem estrutura plana
Imagem: Wikipedia/Creative Commons

Nos Alpes Franceses, o Altiporto de Courchevel chama atenção por dois motivos: ter uma pista curta e nada plana. A extensão da estrutura para pousos e decolagens tem apenas 537 metros — com descidas.

Ele está localizado em uma estação de esqui, onde há condições climáticas extremas. Considerado o altiporto da região mais antigo, por lá, não é possível realizar procedimentos de arremetidas. A decolagem e aterrizagem têm que ser perfeitas!

Aeroporto Internacional Princesa Juliana

aero - Wikipedia/Creative Commons - Wikipedia/Creative Commons
Aviões passam muito próximo de banhistas na ilha de São Martinho
Imagem: Wikipedia/Creative Commons

Considerado o segundo aeroporto com maior movimento no Caribe, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana está na ilha de São Martinho, do Reino dos Países Baixos. As aterrizagens ganham destaque por ocorrerem muito próximo dos banhistas da Praia Maho. Estima-se que os aviões passam a 10 metros da areia.

Uma tragédia já foi registrada no local. Em 2017, no dia 12 de julho, uma turista da Nova Zelândia morreu aos 57 anos após ter sido atingida por uma forte rajada de vento que foi ocasionada por um avião. De acordo com a polícia, a vítima estava pendurada numa cerca que permite a observação de pousos e decolagens quando foi derrubada pelo vento, causada pela força dos motores.

Aeroporto de Lukla

aero - Wikipedia/Creative Commons - Wikipedia/Creative Commons
Aeroporto é considerado o mais perigoso do mundo
Imagem: Wikipedia/Creative Commons

Principal acesso para os visitantes do monte Everest, o Aeroporto de Lukla, localizado no Nepal, ganhou fama mundial por ser considerado o mais perigoso do mundo por mais de 20 anos pelo programa "Most Extreme Airports", do History Channel.

A curta pista do aeroporto é construída de forma que o final dela se dá para um penhasco de quase 600 metros. Não é à toa que o local já registrou diversos acidentes. Devido às dificuldades de pouso, a Autoridade de Aviação Civil do Nepal estabelece altos padrões de exigência para os pilotos que devem aterrizar ou decolar no local.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que o texto informava, o Aeroporto Internacional de Kansai tem cerca de 10,55 km², tamanho bem maior que o de dois campos e meio de futebol.