IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quem são os herdeiros de José Luis Cutrale, que morreu aos 75 anos

Graziela Cutrale é a filha mais nova do empresário - Reprodução/Instagram
Graziela Cutrale é a filha mais nova do empresário Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2022 19h23Atualizada em 19/08/2022 09h14

José Luís Cutrale, que morreu aos 75 anos, deixou um verdadeiro império no agronegócio para seus herdeiros, especialmente no ramo de laranjas, de onde veio o apelido de 'Rei'. Afinal, com a exploração da fruta, o empresário abocanhou quase um terço do mercado global por meio da Sucocitrico Cutrale, com operações no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda e Japão.

Mas não só de laranjas o empresário fez fortuna. Em 2014, em sociedade com o Banco Safra, comprou a empresa americana Chiquita Brands por US$ 1,3 bilhão, em um negócio que inclui operações de abacaxi, bananas, saladas e snacks.

José também também detinha quase 20% da Coca Cola - FEMSA, empresa mexicana de bebidas parceira em distribuição da The Coca-Cola Company, da qual o empresário era acionista no Brasil.

Com tantos negócios, José Luís estava entre os 31 maiores bilionários brasileiros no ano passado, segundo a Forbes, e deixou para seus filhos uma fortuna de aproximadamente 2 bilhões de dólares.

Quem são os herdeiros?

Após um casamento de 50 anos com Rosana Falcioni Cutrale, José Luís deixou três filhos e seis netos, que agora terão a missão de cuidar do legado do empresário.

A família, desde 2006, mudou-se para Londres após um período em que José Luís temia por sua segurança. Mas atualmente, os filhos possuem residência em países diferentes na Europa.

Os herdeiros são José Luís Cutrale Júnior, de 49 anos, nascido na Itália e com residência na Suíça; José Henrique Cutrale, de 48 anos, também italiano e com residência na Suíça; e Graziela Cutrale, a caçula, de 46 anos, que nasceu no Brasil, mas possui residência na Inglaterra, segundo o site de notícias de negócios do Reino Unido Endole.

Trabalhando na Europa, todos os três filhos já ocupavam cargos de direção na Chiquita Holdings e se preparavam para o momento em que teriam que comandar todos os empreendimentos do pai.

Discretos, Junior, Henrique e Graziela Cutrale não possuem redes sociais e poucas vezes se pronunciam publicamente. Em uma nota conjunta, os três lamentaram a perda do pai e grande líder do negócio familiar.

"Casou-se em 1972 com Rosana Falcioni Cutrale e, juntos, com muito amor, respeito e cooperação compartilharam suas vidas por mais de 50 anos e nos criaram com imenso carinho e sabedoria, dedicando suas vidas primeiramente a família, aos negócios e a filantropia.(...) Pessoa de poucas palavras e grandes compromissos, de fácil trato, brilhante nos negócios, lutador incansável, nosso Pai pautou sua vida pela gentileza e respeito ao próximo, trabalho árduo, honestidade, humildade e discrição, valores esses que nos transmitiu, para que junto com seus seis netos perpetuemos o seu legado familiar e empresarial. Deixa sua família, amigos, colaboradores e parceiros com saudade eterna e grandes recordações", diz a nota.