IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Após dizer não saber de economia, Bolsonaro fala em nova deflação em agosto

Bolsonaro e Paulo Guedes  - Reprodução/O Antagonista
Bolsonaro e Paulo Guedes Imagem: Reprodução/O Antagonista

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 20h16

Após admitir não saber nada sobre economia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a elogiar o ministro da pasta, Paulo Guedes, e falou sobre a possibilidade de ter uma nova deflação no mês de agosto durante entrevista à rádio 98 FM.

Em julho, o IPCA, índice oficial de inflação do país medido pelo IBGE, registrou uma deflação de 0,68%, com o impacto da redução de combustíveis e energia elétrica, embora tenha havido alta de 1,30% em itens de alimentação e bebidas.

"O que puxa a inflação é o preço dos combustíveis (...) energia elétrica —o pessoal pode ver que a sua conta está bem menor— e a questão de transportes. Desde que eu assumi, nós estamos diminuindo a carga tributária", afirmou o presidente.

"Olha, eu não entendo nada de economia, falo para o Paulo Guedes: 'Ô, PG, e aí, o que podemos fazer para resolver a situação?' Obviamente, trouxemos a inflação para baixo e devemos ter uma nova deflação no mês de agosto também. Tudo com responsabilidade", acrescentou.

A deflação é a inflação negativa, que sinaliza uma queda média dos preços, e pode ser considerada uma boa notícia para o bolso do consumidor, que paga menos em alguns produtos.

Apesar disso, a deflação nos preços ao consumidor registrada em julho beneficiou apenas as famílias com renda mensal acima de oito salários mínimos (R$ 9.696), de acordo com o IPC FX, índice da Fipe que mede a inflação na cidade de São Paulo por faixa de renda.

A inflação é um ponto que vinha preocupando no Brasil por causa da alta contínua. Em 12 meses, o acumulado é de 10,07%, mas está diminuindo. Considerando só este ano, desde janeiro, a inflação é de 4,77%.