IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pix não foi projeto da gestão atual, diz presidente do Banco Central

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto - Adriano Machado
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Imagem: Adriano Machado

Do UOL*, em São Paulo

29/09/2022 14h50

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse hoje que o Pix não foi um projeto de sua gestão, mas uma conquista institucional do BC, ao ser questionado sobre o uso da ferramenta de pagamentos instantâneos na campanha eleitoral do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Os servidores do BC reivindicam a criação do Pix, que, embora tenha sido lançado em novembro de 2020, durante o governo Bolsonaro, foi gestado na administração Michel Temer.

Ao responder à pergunta, Campos Neto esclareceu que já havia um grupo de trabalhos sobre pagamentos instantâneos antes de sua chegada, com conclusões positivas para o desenvolvimento desse projeto.

Na sua gestão, porém, disse o presidente do BC, houve o entendimento que os pagamentos instantâneos deveriam ter prioridade.

"A equipe do BC trabalhou dia e noite durante a pandemia para fazer o Pix funcionar. O Pix se mostrou um sucesso, é uma conquista do BC, dos funcionários do BC, e está só no começo, tem muito mais coisa para acontecer", disse Campos Neto. "O Pix não foi um projeto meu, é um projeto do BC, e tem várias novas funcionalidades que vão acontecer no futuro."

Bolsonaro mente ao dizer que criou o Pix

Especialmente no começo da campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro reclamava para si e seu governo a criação do mecanismo. "Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos", diz ele em uma gravação de 30 segundos. "É o nosso governo inovando".

Porém, o presidente não esteve envolvido na criação do sistema de pagamentos instantâneos. Como citado, o Banco Central iniciou o processo de criação da plataforma em 2018, durante o governo Temer. O presidente do BC na época era o economista Ilan Goldfajn.

Em maio de 2018, cinco meses antes das eleições, o BC criou um Grupo de Trabalho denominado "Pagamentos Instantâneos" para produzir as especificações do sistema que seria o Pix. Integrantes da equipe responsável no BC dizem que, o conceito da ferramenta já existia desde 2016, três anos antes do economista Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro em 2019, assumir a presidência do órgão.

Quando Bolsonaro foi abordado por apoiador sobre o modelo de pagamento pela primeira vez em 2020, ele demonstrou não saber do que se tratava. Na ocasião, ele achou que Pix fosse algo relacionado à aviação civil.

Bolsonaro então afirmou que não sabia do que se tratava. "Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Campos Neto", disse.

Seis meses após a sua implantação, o presidente ainda não tinha usado o pagamento instantâneo. Em transmissão ao vivo, ele disse que não usava o sistema. "Não tenho, tô a fim de fazer um aí. Cai dinheiro na conta da gente de graça? Se pedir, o pessoal bota? Vou fazer meu Pix aí", disse.

*Com informações do Estadão Conteúdo