IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anac aprova operação de mais uma empresa de aviação lowcost no Brasil

JetSmart é a quarta empresa lowcost a operar no Brasil - Divulgação/ JetSmart
JetSmart é a quarta empresa lowcost a operar no Brasil Imagem: Divulgação/ JetSmart

Do UOL, em São Paulo

10/11/2022 13h44Atualizada em 10/11/2022 13h44

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o início das operações internacionais de mais uma aérea low cost no país, a JetSmart Airlines S.A. Segundo a Anac, a empresa sinalizou que deve começar as rotas, no início de dezembro, para a Argentina.

As empresas low cost oferecem preços mais baixos para os clientes, um atrativo para os consumidores. Isso ocorreu a partir de flexibilizações que ampliaram a liberdade de atuação e a observância de padrões internacionais, como a MP do Voo Simples.

Low costs no Brasil. O primeiro voo de uma low cost estrangeira no Brasil aconteceu em 2018, com a vinda da Sky Airline após sua reformulação no mercado chileno. Um dos fatores que teria tornado o país mais atrativo foi o fim da gratuidade no despacho de bagagens, aprovado no ano anterior.

O serviço prestado por essas companhias possui algumas diferenças fundamentais em comparação com outras empresas de modelo tradicional. Entre eles, estão maior quantidade de passageiros a bordo, menor espaço para as pernas, proibição de levar malas a bordo sem pagar (costuma ser permitida apenas uma mochila), e cobrança por todo serviço que não seja o bilhete em si, como marcação de assento, despacho, check-in e alimentação.

Quatro empresas lowcost operam no Brasil. De acordo com a Anac, além da JetSmart, outras companhias aéreas já possuem autorização para realizar operações regulares internacionais no Brasil, como:

  • A chilena SKY Airlines: 7 frequências semanais para Galeão, 6 semanais para Guarulhos e 3 semanais para Florianópolis
  • A chilena JetSmart: 6 frequências semanais para o Galeão e 2 para Foz do Iguaçu
  • A Flybondi da Argentina: 7 frequências semanais para Florianópolis, 14 para o Galeão e 7 para Guarulhos
  • Viva Air da Colômbia: 4 frequências semanais entre Medellin e Guarulhos, passando para 5 no final de novembro.