Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Parceiro do Selo Plural do UOL vence Prêmio Sebrae de Jornalismo

Ronaldo Mattos, editor e cofundador do Desenrola e Não me Enrola. - Reprodução
Ronaldo Mattos, editor e cofundador do Desenrola e Não me Enrola. Imagem: Reprodução

Do UOL, de São Paulo

15/12/2022 12h48

O coletivo de jornalismo periférico Desenrola e Não me Enrola venceu a categoria Jornalista Empreendedor do Prêmio Sebrae de Jornalismo de 2022. A iniciativa integra o Selo Plural do UOL, projeto colaborativo com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original.

O coletivo teve como uma das reportagens reconhecidas na premiação o texto "1ª microgeradora de energia solar da periferia de SP abastece quatro casas", que conta detalhes da instalação realizada no Jardim Nakamura, zona sul da capital paulista, e o impacto no bolso dos moradores com a mudança na relação com a energia elétrica.

Em sua 9ª edição, o prêmio recebeu mais de mil inscrições e anunciou os vencedores em cerimônia realizada nesta quarta-feira (14), em Brasília (DF). Esta é a primeira vez que a categoria Jornalista Empreendedor é premiada.

"O UOL é parte do processo. Ser nosso cliente foi e é fundamental para a conquista do prêmio!", diz Ronaldo Mattos, editor e cofundador do Desenrola e Não me Enrola.

O Desenrola surgiu em 2013, na zona sul de São Paulo, e tem se consolidado ao longo destes nove anos como um coletivo de comunicação especializado na produção de conteúdo, pesquisas e formação de comunicadores e jornalistas a partir dos diferentes contextos sociais e culturais das periferias de São Paulo.

Entre 2019 e abril deste ano, o coletivo manteve em Tilt o blog Quebrada Tech, com histórias de projetos inovadores das periferias, além de relatos sobre como a vida dos moradores desses territórios é impactada pelas mudanças digitais.

Vozes e Lugares

O Selo Plural tem o objetivo de ampliar parcerias e coproduções do UOL com coletivos de produção de conteúdo, abordando os mais variados temas contemporâneos à sociedade brasileira, como juventude, mobilidade, política, sustentabilidade, esporte, entretenimento e representatividade.

Além do Desenrola e Não Me Enrola, também fazem parte do Selo coletivos como Periferia em Movimento, Alma Preta, Gênero e Número, Portal Catarinas e DiCampana Fotojornalismo.